Cia Baiana de Patifaria encerra atividades em Salvador

Anúncio foi feito pelo ator e diretor Lelo Filho, através das redes sociais

[Cia Baiana de Patifaria encerra atividades em Salvador ]

FOTO: Reprodução / Mercury

O ator e diretor Lelo Filho, através das redes sociais, anunciou, nesta terça-feira (30), o encerramento das atividades da Cia Baiana de Patifaria, um dos grupos de teatro mais tradicionais da Bahia. O grupo estava prestes a completar 35 anos de história. 

"Hoje, 30 de novembro de 2021, a caminho de 35 anos de trajetória da Cia, estamos fechando esse longo ciclo de nossa trupe", escreveu. 

A Companhia levou ao público soteropolitano espetáculos como Noviças Rebeldes, Abafabanca,"3 em 1" e a "A Vaca Lelé". O espetáculo "A Bofetada", um dos mais famosos do grupo, está nos palcos há mais de 29 anos.

Na postagem, Lelo Filho falou sobre os impactos da pandemia e detalhou que o fim da companhia ocorreu por falta de incentivos. O diretor destacou ainda que o grupo não teve projetos recentemente aprovados em editais.

"Entraremos para a lista de companhias de teatro que não conseguiram passar em nenhum edital recente da Lei Aldir Blanc, nem pelo município e nem pelo estado. Assim como não aprovaram nenhum projeto quando estávamos completando 30 anos em 2017, naquele ano foram 6 negativas de projetos nossos. Estamos na lista de grupos de teatro que, por possuir sede, tiveram ou terão que encerrar suas atividades. Não houve quem tivesse conseguido salvar sedes de grupos artísticos, espaços culturais e, até mesmo, teatros que a cidade perdeu no último ano e meio", escreveu.

Lelo Filho lamentou e disse que o encerramento das atividades do grupo era um dos dias mais tristes nos seus quase 40 anos de teatro, 35 deles dedicados a Cia Baiana de Patifaria.

Ele disse ainda que o texto nas redes sociais “não tratava-se de um desabafo, mas uma forma que encontrei para agradecer a todos que de alguma forma, fizeram parte do projeto”.

"Meu agradecimento ao público que acompanhou nosso trabalho em quase 70 cidades do país e, em especial, ao de Salvador. Aos amigos e amigas que ajudaram tanto em nossa 'vaquinha virtual' durante a pandemia e que nos trouxeram até aqui, tentando resistir. Meu agradecimento mais que especial à equipe fixa de produção que me abraçou nos momentos mais difíceis e estará comigo para desmontar a sede e doar nosso acervo. Obrigado", concluiu.
 


Comentários