Cidades mais desenvolvidas do país vacinam mais rápido contra a Covid-19
Os municípios com melhor IDH já conseguiram imunizar mais fatias da sua população do que aqueles com índice mais baixo

Foto: Reprodução/Agência Brasil
As cidades mais ricas e desenvolvidas conseguem avançar mais rápido na vacinação contra a Covid-19. Os municípios com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) já conseguiram imunizar mais fatias da sua população do que aqueles com índice mais baixo.
Isso mostra a consequência da existência de redes de saúde básica já fortes, calendários mais eficientes e conscientização constante. Esses locais também possuem mais idosos e profissionais da saúde (grupos vacinados antes) e atraem gente de regiões vizinhas.
A folha analisou microdados do Ministério da Saúde, foram 326 municípios com mais de 100 mil habitantes do país até o último dia 21. Nesta data, o Brasil já havia imunizado com a primeira dose 30% da população em geral, hoje são 36%.
Entre as 130 cidades que estavam acima dessa marca, 102 possuem o IDH superior à média dos grandes municípios. Praticamente todas ficam em estados do Sul e do Sudeste. Apenas 12 estão localizadas em outras regiões, sendo que nove delas são capitais.
“Isso mostra que o melhor desempenho na vacinação tem a ver com a organização da cidade, não só com a riqueza. O IDH se baseia em renda, educação e expectativa de vida, portanto é uma população mais idosa, com mais acesso à informação e menos problema para se deslocar”, analisa Christovam Barcellos, geógrafo e sanitarista da Fiocruz.