Cidades no sul da Bahia decretam estado de calamidade pública após fortes chuvas
Estado tem 30 cidades em situação de emergência

Foto: Agência Brasil
Após as fortes chuvas que atingiram a região sul da Bahia, as prefeituras de Itamaraju e Porto Seguro decretaram estado de calamidade pública na última quarta-feira (8). Em ambas cidades, as chuvas causaram desastres cujos os danos e prejuízos comprometeram a capacidade de resposta do poder público.
Em Itamaraju, por exemplo, três pessoas da mesma família morreram soterradas e ao menos seis casas desabaram após um barranco deslizar. As vítimas estavam dentro de um dos imóveis. Cidades da região sul da Bahia amanheceram, na última quarta-feira (8), com estragos provocados pela chuva que atingiu vários municípios. Em Jucuruçu, onde os rios Gado Bravo e Jucuruçu transbordaram e causaram sérios transtornos, famílias ficaram desabrigadas.
De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), o estado tem 30 cidades em situação de emergência por causa das fortes chuvas. A decretação da situação de emergência é quando há comprometimento parcial, onde a crise é menos grave. Já no estado de calamidade, o comprometimento é substancial, sendo a crise mais grave.