Cientista baiano é destaque em projeto internacional de vacinas contra a Covid-19

Gustavo Cabral trabalhou com saúde pública em comunidades quilombolas e com catadores de lixo

[Cientista baiano é destaque em projeto internacional de vacinas contra a Covid-19]

FOTO: Reprodução

O cientista baiano Gustavo Cabral tem se destacado na Equipe Halo, iniciativa global da ONU na promoção de informações confiáveis sobre a pandemia e no combate à desinformação. O projeto  envolve dezenas de profissionais ao redor do mundo que trabalham com a pesquisa de vacinas contra a Covid-19 e outras doenças. 

Os cientistas compartilham nas redes sociais como é o dia-a-dia no laboratório, tiram dúvidas e desmistificam informações incorretas sobre imunizantes. 

“Até 19 anos eu não estudava. Eu ia pra escola, mas não tinha visão do estudo. Saí de casa aos 15 anos e fui trabalhar em açougue, sempre trabalhei em feira pública. É uma vida muito diferente da vida do Gustavo hoje”, conta ele em entrevista ao Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).

O pesquisador conta que já trabalhou com saúde pública em comunidades quilombolas e com catadores de lixo. “Quando a gente se abre para viver o outro a gente aprende muito sobre nós mesmos. É espetacular. Esta é a verdadeira evolução humana como ser social, capaz de colaborar com o próximo, de preservar a vida do outro, pelas bibliotecas humanas. Apesar desta tragédia toda, esta pandemia está nos fazendo repensar estas relações”, avalia.

Além disso, Gustavo lidera o desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus no Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP). 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!