Cientista-chefe da OMS espera ter ‘milhões de doses de vacina contra Covid-19’ ainda este ano

OMS discute forma justa de distribuição

[Cientista-chefe da OMS espera ter ‘milhões de doses de vacina contra Covid-19’ ainda este ano ]

FOTO: Reprodução

A cientista-chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, afirmou nesta quinta-feira (18), em entrevista coletiva, que espera ter "algumas centenas de milhões de doses" de uma vacina para a Covid-19 até o fim do ano.

Ela também pontuou que a OMS está discutindo com os Estados-membros uma maneira justa de distribuição da vacina: a ideia é dar prioridade a funcionários de saúde na linha de frente e a quem trabalha em ambientes com alto risco de transmissão, como prisões e casas de repouso, além de pessoas nos grupos de risco – por causa da idade ou por terem outras doenças.

Ela também foi questionada sobre o uso da hidroxicloroquina, no Brasil, para tratar a Covid-19. Os ensaios clínicos da OMS com a substância foram suspensos, pela segunda vez, na quarta (17). Swaminathan reiterou que está claro que ela não reduz a mortalidade de pacientes hospitalizados com a Covid-19.

"Nosso comitê de segurança de dados, independente, olhou para os dados preliminares do nosso estudo e descobriu que não havia benefício na mortalidade dos pacientes usando hidroxicloroquina comparado aos pacientes do grupo controle", disse a cientista.

Swaminathan deixou claro que países, incluindo o Brasil, têm a liberdade de decidir seus protocolos, mas frisou que eles devem ser baseados em evidências científicas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!