• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Cientistas afirmam que H5N8 tem potencial para se tornar nova pandemia

Cientistas afirmam que H5N8 tem potencial para se tornar nova pandemia

Os cientistas são os mesmos que alertaram sobre o perigo do SARS-CoV-2 em 2019

Por Da Redação
Ás

Cientistas afirmam que H5N8 tem potencial para se tornar nova pandemia

Foto: Reprodução / R7

Pesquisadores chineses apresenta possibilidade de uma nova crise na saúde global, o H5N8. Atualmente, o mundo que ainda enfrenta a pandemia do novo coronavírus, se depara com essa nova variação do vírus da gripe aviária, que tem potencial de se disseminar entre humanos. 

As mutações da gripe aviária podem ser desastrosas, dizem os virologistas Weifeng Shi e George F. Gao ao publicar um artigo na conceituada revista científica Science. "Vários tipos do vírus da gripe aviária têm potencial zoonótico porque foi demonstrado que eles cruzam a barreira das espécies, transmitindo para mamíferos, incluindo humanos. O monitoramento contínuo e vigilante para evitar mais transbordamentos, que podem resultar em pandemias desastrosas", alertam os pesquisadores.

O H5N8 pode se espalhar rapidamente entre aves do mundo, e consequentemente atingir as pessoas.

Os primeiros casos aconteceram em dezembro de 2020, na Rússia, onde sete trabalhadores de uma fazenda avícola cuidavam de aves contaminadas e após realizar os exames detectaram o vírus. Os casos só foram confirmados em fevereiro deste ano.

Os cientistas são os mesmos que alertaram sobre o perigo do SARS-CoV-2 em 2019, que mostram que a nova mutação do vírus da gripe aviária é preocupante.

Em animais, o H5N8 foi detectado pela primeira vez no ano de 2010, na China. Em 2014, aconteceu um surto em aves e se espalhou por Japão e Coreia do Sul. Na Europa e nos Estados Unidos a doença atingiu aves pela terceira vez em 2016. No ano passado, milhões de animais precisaram ser sacrificados em 46 países que registraram surtos da doença. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário