Cientistas baianos realizam marcha para defender a ciência no desfile do Dois de Julho

A manifestação contra os cortes na área ocorrerá do Largo da Lapinha até a Soledade, em Salvador

[Cientistas baianos realizam marcha para defender a ciência no desfile do Dois de Julho]

FOTO: Presidente da Academia de Ciências da Bahia, Jailson Andrade/ Divulgação

Cerca de 500 cientistas baianos, além de reitores, professores e representantes de diversas universidades irão fazer uma manifestação a favor da ciência no desfile do Dois de Julho. A marcha ocorrerá durante a manhã do Largo da Lapinha, próximo ao Coreto, onde ocorre tradicionalmente a concentração do desfile, até a Soledade. 

Segundo a Academia de Ciências da Bahia (ACB), que promove o movimento, o objetivo é chamar a atenção da sociedade para o grave momento vivido pela ciência no Brasil (particularmente na Bahia), carente de recursos para financiamento de pesquisas e outros projetos.

O presidente da Academia, Jailson Andrade, ressalta a necessidade da mobilização dada a importância da ciência para a sociedade e por ser uma forma de chamar a atenção para o problema, a fim de levar o governo a recompor o orçamento reduzido.  

“Trata-se de uma atividade complexa e que não pode ser descontinuada. Uma atividade que requer planejamento e financiamento adequados e de longo prazo”, afirma Andrade, alertando que a área passa por cortes no país há cinco anos consecutivos.

O movimento tem a adesão das universidades federais da Bahia (UFBA), do Recôncavo (UFRB), do Oeste (UFOB) e do Sul da Bahia (UESB); e as estaduais da Bahia (UNEB), de Feira de Santana (UESF), de Santa Cruz (UESC) e do Sudoeste da Bahia (UESB). Também apoiam a iniciativa o Instituto FioCruz/BA, a Academia de Letras da Bahia, a Academia de Medicina da Bahia, a Academia de Medicina Veterinária da Bahia e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Academia

A Academia de Ciências da Bahia é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, fundada em 2010 pelo professor Roberto Figueira Santos, ex-Reitor da UFBA e ex-Governador do Estado da Bahia. Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, fomentando a ligação entre os setores acadêmico, produtivo e governamental do Estado da Bahia. Reúne cientistas e pensadores das áreas de Ciências Exatas, Agrárias e da Terra; Ciências da Vida; Filosofia e Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; e Artes.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!