Cientistas identificam que Leonardo da Vinci usava gema de ovo nas tintas

Ação pode ter ocasionado efeitos duradouros que vão além da estética

[Cientistas identificam que Leonardo da Vinci usava gema de ovo nas tintas]

FOTO: Reprodução/Pixabay

Um estudo, publicado na revista Nature Communications, mostra que mestres das artes como Leonardo da Vinci e Sandro Botticelli podem ter usado proteínas, especialmente gema de ovo, em suas pinturas a óleo. Segundo os cientistas, o fato de adicionar um pouco de gema de ovo às obras pode ter ocasionado efeitos duradouros que vão além da estética. A informação é da CNN.

“Há muito poucas fontes escritas sobre isso e nenhum trabalho científico foi feito antes para investigar o assunto com tanta profundidade”, disse a autora do estudo Ophélie Ranquet, do Instituto de Engenharia de Processos Mecânicos e Mecânica do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, em entrevista à reportagem.

“Nossos resultados mostram que, mesmo com uma quantidade muito pequena de gema de ovo, é possível obter uma incrível mudança de propriedades na tinta a óleo, demonstrando como isso pode ter sido benéfico para os artistas”, completou.

Criação de tinta

Como fazer tinta era um processo artesanal e experimental, é possível que os velhos mestres tenham acrescentado gema de ovo, um ingrediente familiar, no processo de criação. No estudo, os pesquisadores recriaram o processo de fabricação de tintas usando quatro ingredientes – gema de ovo, água destilada, óleo de linhaça e pigmento – para misturar duas cores historicamente populares e significativas, branco chumbo e azul ultramarino.

“A adição de gema de ovo é benéfica porque pode ajustar as propriedades dessas tintas de maneira drástica”, disse Ranquet, “por exemplo, mostrando o envelhecimento de maneira diferente: leva mais tempo para a tinta oxidar, por causa dos antioxidantes contidos na gema”.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das Mães: história real sobre tentativas, perdas e a realização de um sonho! ]

No livro "Todas as minhas mortes", Paula Klien apresenta uma narrativa visceral que retrata todas as vezes em que precisou renascer

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!