Cinco propriedades são transformadas em reservas ambientais na Chapada Diamantina
Unidade de conservação em Jacobina foi oficializada pelo Inema

Foto: Reprodução/MPBA
Cinco propriedades rurais de Jacobina, cidade do norte da Chapada Diamantina, foram transformadas na última quarta-feira (1) em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). A oficialização da notícia foi feita por meio de portarias publicadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Imena) no Diário Oficial do Estado da Bahia, afirmando a criação das unidades de conservação privada.
De acordo com o Ministério Público da Bahia (MPBA), o promotor de Justiça Pablo Almeida informa que agora existem mais de 220 hectares da região protegidos. Além disso, o promotor afirma que as reservas resultam de termos de compromisso assinados entre os proprietários das terras, Adroaldo Ribeiro Araújo e Elione Muritiba Araújo, e o órgão, por meio do programa do planejamento estratégico 'Floresta Legal'.
No total, o planejamento já criou 12 RPPNs no município de Jacobina. Além das cinco atuais, outras 7 foram criadas em novembro de 2018.
Segundo Pablo Almeida, as Reservas Particulares, unidades de conservação privadas e reguladas pela Lei Estadual da Bahia nº 10.431/2006 e Lei Federal nº 9.985/2000, assim como o Parque Municipal das Macaqueiras - Unidade de Conservação Pública, integram importante corredor de biodiversidade, formando mosaico de áreas protegidas no município.


