Cine Glauber Rocha assina parceria de cinco anos com Grupo Metha
Com mudança de patrocinador, equipamento passa a ser chamado de Cine Metha Glauber Rocha

Foto: Gilberto Jr/Farol da Bahia
O Cine Glauber Rocha passa a contar, a partir desta terça-feira (9), com o patrocínio do Grupo Metha (antiga OAS), quase dois meses após o fim da parceria com o Itaú. A formalização do contrato foi feita entre os representantes do equipamento, Adhemar Oliveira e Cláudio Marques, e da empresa, José Manuel Parada e Antônio Carlos. A cerimônia também contou com a presença do prefeito Bruno Reis.
"Isso aqui é uma vitória para todo mundo que é apaixonado pela cultura. Eu acho que todos nós estamos saindo fortalecidos dessa experiência toda. Eu agradeço muito ao Grupo Metha por esse gesto de generosidade e de entendimento", disse o diretor do espaço cultural.
Por causa da nova parceria, que prevê a manutenção do local dentro do prazo de cinco anos, o espaço cultural, que fica localizado na Praça Castro Alves (Centro Histórico), passa a ser chamado de Cine Metha Glauber Rocha.
O prefeito Bruno Reis, um dos articuladores para o não fechamento do então Cine Glauber Rocha, detalhou que a prefeitura não mediu esforços para tentar manter o funcionamento do espaço, que abriga o primeiro cinema da capital baiana. Na oportunidade, ele agradeceu ao Grupo Metha por ter aceitado o desafio de assumir o local. "Nós agradecemos porque toparam o desafio de assumir essa operação por cinco anos. Nós sabemos que o vocês vão investir vai garantir que tenhamos esse equipamento funcionando e tenho certeza que vai transformar milhares de vidas de jovens, aluno da rede pública, pessoas que vivem da cultura e da arte", parabenizou.
Segundo o diretor do Grupo Metha, Manoel Parada, a empresa chega para incrementar e fazer com que o Cine Metha Glauber Rocha passe a incluir todos os tipos de pessoas e todas as faixas etárias.
"A ideia é que a gente consiga incluir cada vez mais a população e consiga trazer um público diverso, completamente heterogêneo, que tenham acesso à cultura, ao cinema. Sejam comunidades carentes, jovens, pessoas da melhor idade, até os nossos operários de projetos. O propósito é a gente conseguir fazer programas inclusivos e abrangente para toda a nossa população", explicou.
Relembre
No dia 16 de setembro, o banco Itaú informou que o espaço Glauber Rocha seria desativado e que o mesmo ocorreria nos espaços em Curitiba e Porto Alegre. Em nota, a instituição financeira justificou que as salas dessas unidades vinham operando com taxa de ocupação inferior a 20% desde 2019.
Na mesma semana, os gestores do espaço cultural, Adhemar Oliveira e Claudio Marques, participaram de uma reunião com o banco e a instituição cedeu todos os equipamentos e instalações, com a condição de que o equipamento não operasse mais com o nome do Itaú.
O patrocínio ao Cine Metha Glauber Rocha é uma iniciativa do Instituto Metha Futuro, braço de investimento social do grupo empresarial, focado no desenvolvimento de projetos educativos, culturais e de geração de renda.