• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Cineclube Augusto Omolu exibe ‘O Quarto Negro’, terror gótico protagonizado por Zezita Matos!

Cineclube Augusto Omolu exibe ‘O Quarto Negro’, terror gótico protagonizado por Zezita Matos!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Às

Cineclube Augusto Omolu exibe ‘O Quarto Negro’, terror gótico protagonizado por Zezita Matos!

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (16), às 9h, a Casa Augusto Omolu realiza mais uma matinê do Cineclube Augusto Omolu – Um Olhar para a Longevidade, com o curta-metragem "O Quarto Negro", do diretor Carlos Kamara, protagonizado pela consagrada atriz Zezita Matos. A sessão é gratuita, com acessibilidade, e será seguida de um bate-papo com os professores da Casa.

Produzido em 2019, pela Âmbar Produtora, o filme traz à tona uma narrativa que articula o terror psicológico e o suspense gótico, abordando temas como solidão, velhice, memórias e segredos. Com atmosfera densa e atuações intensas, O Quarto Negro propõe uma experiência cinematográfica singular, que instiga o espectador a refletir sobre os silêncios do cotidiano e os limites da mente.

Sinopse
Amélia é uma senhora que mora sozinha, imersa em um universo particular de recordações e mistérios. Seus hábitos mais intrigantes - e seu grande segredo - entram em conflito quando ela passa a conviver com Sônia, cuidadora contratada por sua filha, Lúcia. O que parecia apenas uma rotina pacata ganha contornos sombrios e perturbadores.

Sobre o filme
Com classificação indicativa de 10 anos, o curta apresenta descritores de conteúdo como medo/tensão, angústia e atos criminosos sem violência. No elenco, estão Zezita Matos, Nínive Caldas e Cláudia Alves, que dão vida a personagens femininas intensas, em uma história carregada de simbolismo, silêncio e inquietação.

A sessão integra a programação do Cineclube Augusto Omolu, que desde 2023 promove o acesso ao audiovisual, à memória e ao debate social, especialmente com foco nas vivências da terceira idade. Este ano, com a temática da longevidade, os filmes selecionados tensionam os imaginários sobre o envelhecer - inclusive no campo do medo, do mistério e da autonomia. Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Serviço

Filme O Quarto Negro, de Carlos Kamara

 

Data: 16 de outubro (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Casa Augusto Omolu (Rua Fortunato Benjamin Saback, 93 - Baixa de Quintas)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 10 anos
Bate-papo com professores da Casa após a sessão
Mais informações: @cineclubeaugusto.omolu

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário