Circulação do oceano Atlântico Norte vai entrar em colapso até o fim do século
Situação acende alerta sobre a necessidade de conter as mudanças climáticas

Foto: Reprodução/Pixabay
Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, indica que um importante padrão de circulação das águas do Oceano Atlântico, responsável por regular grande parte do clima do planeta, pode entrar em colapso neste século. A pesquisa, publicada na revista científica "Nature Communications", vem sendo interpretada como um novo alerta sobre a urgente necessidade de conter as mudanças climáticas.
De acordo com os dados, o significativo sistema de correntes oceânicas AMOC (Célula de Revolvimento Meridional do Atlântico, em inglês Atlantic Meridional Overturnig Circulation) está se tornando mais lento e menos resiliente. Consequentemente, estima-se que a AMOC entrará em colapso em algum momento entre os anos de 2025 e 2095 devido às mudanças climáticas.
Essa situação é alarmante, uma vez que a AMOC desempenha um papel importante no movimento das águas oceânicas, um fenômeno de grande impacto na distribuição do calor em nosso planeta. Como aproximadamente 90% do calor global é armazenado nos oceanos, as alterações nessas correntes afetam o clima em diversas regiões do globo.