Citroën confirma novo SUV compacto que chega no segundo semestre

C3 Sporty deve ser produzido em Porto Real com plataforma CMP

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Citroën confirma novo SUV compacto que chega no segundo semestre

Para concorrer em um disputadíssimo mercado a Citroën, agora integrante do grupo Stellantis, confirmou a produção de um novo veículo em Porto Real no segundo semestre. 

A empresa que comemorou 20 anos da fábrica no Rio de Janeiro confirmou um novo produto que deve ser um SUV compacto usando a plataforma CMP. Inaugurada em 1º de fevereiro de 2001, a unidade fabril Fluminense já produziu mais de 1,7 milhão de carros e mais de 2 milhões de motores das marcas Peugeot e Citroën. 

A plataforma CMP é fruto de um grande investimento do grupo em uma nova linha de produtos. Fruto dessa  base é o Peugeot 208 que vem da Argentina e aqui no Brasil a plataforma deverá originar o SUV Sporty e também um sedã compacto. Outra vantagem desta nova base é que pode ser usada em veículos a combustão ou elétricos.


O C3 Sporty foi flagrado já em testes no Brasil justamente nos arredores da unidade de Porto Real. O carro é um mini SUV, que deve chegar para concorrer com o recém-apresentado o Renault Kiger e que terá, em breve, o Nissan Magnite, ambos feitos sob a mesma plataforma. 


O SUV é de origem indiana e tem menos de 4 metros de comprimento. Além disso, terá elementos visuais dos Citroën vendidos na Europa com faróis afilados esculpidos no contorno do capô, perfil mais elevado, coluna C mais larga e formas geométricas ao longo da carroceria. Este recurso aliás tem sido usado desde o lançamento do C4 Cactus.

Investimento na fábrica 


Em relação a investimentos, a montadora investiu em 2019 cerca de R$ 220 milhões para implementar esta plataforma global. Já no período entre 2016 e 2018, a empresa destinou cerca de R$ 580 milhões para manter a linha de produção mais moderna, o que permitiu realizar os lançamentos dos modelos: Citroën C4 Cactus e novo Peugeot 2008.
Já entre 2017 e 2018, a linha de produção de motores recebeu R$ 56 milhões de investimento para modernizar a fabricação de virabrequins e ampliar a linha de blocos e cabeçotes. Por lá são produzidos os motores EC5 1.6l a gasolina e EC5 EAT6 1.6l flex.

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