• Home/
  • Notícias/
  • Michel Telles/
  • Clínica de Salvador recruta voluntários com o diagnóstico de doença celíaca para tratamento experimental gratuito!

Clínica de Salvador recruta voluntários com o diagnóstico de doença celíaca para tratamento experimental gratuito!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Às

Atualizado
Clínica de Salvador recruta voluntários com o diagnóstico de doença celíaca para tratamento experimental gratuito!

Foto: Divulgação

Se você tem o diagnóstico de doença celíaca, causada pela intolerância ao glúten, precisa ler este texto até o fim. Voltada à saúde digestiva, a Cliagen, clínica que integra o Grupo CITA em Salvador, está recrutando voluntários para participar de um estudo clínico, em seu centro de pesquisa. “Para se qualificar, o candidato voluntário precisa ter a patologia confirmada por biópsia do intestino delgado, ter 18 anos ou mais e estar recebendo uma dieta sem glúten há pelo menos 12 meses, mas ainda apresentando sintomas gastrointestinais de moderados a graves”, afirma a médica gastroenterologista e líder do estudo, Genoile Santana.

A médica conta ainda que, na prática, o estudo avaliará a segurança e a eficácia de um medicamento experimental para o tratamento da doença celíaca como adição à dieta sem glúten. “Caso o voluntário tenha o perfil apto e se torne elegível, poderá receber gratuitamente exames médicos e remédios relacionados à pesquisa”, informa Genoile Santana.

Segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), a doença celíaca atinge mais de dois milhões de pessoas no país. A especialista explica que a patologia é causada pela intolerância ao glúten, principal fração proteica presente no trigo, no centeio, na cevada e na aveia. Pães, bolos, pizzas e cereais são alguns exemplos de produtos que contém o glúten.

“A doença celíaca provoca a inflamação das células intestinais em indivíduos geneticamente predispostos, atingindo pessoas em qualquer idade, sobretudo as mulheres. Os sintomas variam e podem afetar o sistema digestivo (como diarreia, inchaço, dor abdominal e náuseas) ou o corpo de forma geral (como fadiga, anemia e perda de peso)”, esclarece Genoile Santana, esclarecendo que o tratamento convencional, em linhas gerais, consiste essencialmente na isenção do glúten da dieta.

Pessoas interessadas em obter mais informações ou descobrir se tem o perfil qualificado para a pesquisa, devem entrar em contato através do número: 71 9 9957-8720.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário