/

Home

/

Notícias

/

Mundo

/

Clube do livro termina leitura de uma obra depois de 28 anos

Notícias
Mundo

Clube do livro termina leitura de uma obra depois de 28 anos

Organizador do grupo afirma que reuniões são feitas em bibliotecas desde 1995

Por Da Redação
Clube do livro termina leitura de uma obra depois de 28 anos
Foto: Reprodução/Gerry Fialka

Um clube do livro nos Estados Unidos terminou, finalmente, a leitura de Finnegan's Wake, de James Joyce, depois de 28 anos de reuniões. A obra é conhecida por ser extremamente difícil de ler, e os membros do grupo levaram a sério a tarefa de analisá-la página por página. Segundo o The Guardian, Joyce já afirmou em uma entrevista antiga que os leitores deveriam dedicar a vida inteira para analisar suas obras, o que também se aplica a essa em específico.

Finnegan's Wake é tão difícil que teóricos literários afirmam que ninguém pode realmente dizer que entendeu 100% dele. O livro está escrito em uma mistura complicada de palavras reinventadas, trocadilhos e alusões, fazendo referência a cerca de 80 idiomas, além de não deixar claro onde se passa a história ou quem são os personagens.

Gerry Fialka, cineasta experimental e organizador dos encontros mensais desde 1995, afirma que cerca de 10 a 30 pessoas compareciam às reuniões em uma biblioteca local, para ler duas páginas do livro e discutir suas opiniões. Eventualmente, eles diminuíram o ritmo para apenas uma página por mês, para terem mais tempo de debate. Ele também conta que diversas pessoas entraram e saíram do grupo, no entanto alguns dos fundadores permaneceram até o fim.

Curiosamente, o grupo de leitura de Fialka levou mais tempo para terminar a leitura do que o autor para escrever o livro (cerca de 17 anos). Infelizmente, James Joyce faleceu logo após publicar o livro, então o que ele realmente quis dizer com todos os enigmas presentes em suas páginas para sempre será um mistério, cabendo aos leitores tentar desvendá-los.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102