Clubes e CBF querem tentar linha de crédito junto ao BNDES para o futebol

Alternativa foi sugerida pela CBF em virtude da paralisação

[Clubes e CBF querem tentar linha de crédito junto ao BNDES para o futebol]

FOTO: Lucas Figueiredo/CBF

Os clubes que fazem parte da Comissão Nacional de Clubes (CNC) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) discutem um pedido ao governo federal: criar linha de crédito no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) com o objetivo de ajudar nas contas em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus. A ideia se baseia no impacto gerado pelo futebol no PIB (Produto Interno Bruto) e empregos diretos e indiretos. 

A alternativa foi sugerida pela própria CBF no início da paralisação do futebol nacional. O caminho desenhado nos encontros seria viabilizar empréstimos aos clubes por meio do BNDES. A intenção é que os valores sejam repassados por bancos públicos, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Instituições financeiras privadas têm resistência com relação a empréstimos aos clubes.

Outra intenção é fazer uma associação de clubes. A ideia ainda é incipiente, mas também ganha força nos bastidores. Esse grupo terá como função representar os desejos dos clubes frente ao governo federal e até à própria CBF.

 


Comentários