CNC: Varejo no Natal deve alcançar R$ 57,48 bilhões
Faturamento deve ter alta de 9,8% em relação ao ano passado
Uma estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou que o varejo brasileiro deve alcançar R$ 57,48 bilhões em vendas durante o Natal deste ano. O valor corresponde à uma alta de 9,8% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.
No entanto, quando descontada a inflação, o volume de vendas deve apresentar uma retração da ordem de 2,6% em 2021, em relação à 2020, segundo o economista sênior da CNC, Fabio Bentes à Agência Brasil.
“Isso fez toda a diferença, para fazer com que o comércio, pelo menos na nossa expectativa, chegasse ao segundo Natal seguido com retração no volume de vendas, o que não acontecia desde 2016”, afirmou Bentes.
Já uma pesquisa do Google aponta que o fluxo de consumidores teve uma alta de 1,9% em relação à fevereiro de 2020, com o primeiro aumento desde a pandemia. Em dezembro do ano passado, o fluxo de consumidores estava 13,4% abaixo de 2019.
Destaques
Dentre os setores do varejo com destaque de vendas, lidera o de supermercados, com volume esperado de 38,5% (R$22,11 bilhões). Em seguida, estão os estabelecimentos de vestuário, calçados e acessórios (35,3% do total ou R$ 20,28 bilhões) e as lojas de artigos de usos pessoal e doméstico (13,2% ou R$ 7,60 bilhões).
Entre as Unidades Federativa, os estados que lideram são São Paulo (R$ 18,01 bilhões), Minas Gerais (R$ 5,19 bilhões), Rio de Janeiro (R$ 4,93 bilhões) e Rio Grande do Sul (R$ 3,62 bilhões), concentrando mais da metade (55%) do valor previsto.