CNPCP proíbe contêineres para isolar presos como forma de combate ao coronavírus

Regras para enfrentamento da pandemia foram publicadas no DOU

Por Da Redação
Ás

CNPCP proíbe contêineres para isolar presos como forma de combate ao coronavírus

Foto: Reprodução/G1

O CNPCP (Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária), órgão deliberativo ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, editou uma resolução que veda o uso de contêiner ou estrutura similar para isolar presos como forma de combate ao coronavírus nos estabelecimentos penais, como as penitenciárias. O texto, publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (19), também estabelece uma série de regras para o enfrentamento à pandemia nas prisões. 

A proposta tem validade imediata, mas poderá ser revista pelo conselho no prazo de até 120 dias ou a qualquer tempo. O texto aprovado pelo CNPCP também determina que o Depen (Departamento Penitenciário Nacional) e os demais órgãos de administração penitenciária podem implementar soluções alternativas e temporárias para as unidades prisionais.

O isolamento de presos em contêiner foi proposto pelo Depen ao CNPCP no mês de abril. O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), no entanto, se manifestaram contra a proposta. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário