Codesal informa que 6 bairros de Salvador registram maiores acumulados de chuvas em 72 horas

O órgão já recebeu 658 solicitações de auxílio desde que chuvas iniciaram na capital baiana

[Codesal informa que 6 bairros de Salvador registram maiores acumulados de chuvas em 72 horas ]

FOTO: Jefferson Peixoto / Secom Salvador

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou em boletim divulgado na tarde desta terça-feira (19), que os maiores acumulados de chuvas em 72 horas foram registrados em Ondina (207 mm), Federação (205 mm), Centro (192,9 mm), Chapada do Rio Vermelho (188 mm) e Engenho Velho de Brotas (187 mm).

O órgão já recebeu 658 solicitações desde que as chuvas se iniciaram na capital, no último sábado (16), já nesta terça, até às 16h50, já foram efetivadas, através do sistema 199, 254 solicitações.

Ao todo foram, um alagamento de imóvel, 45 ameaças de desabamento, duas ameaças de desabamento de muro, 82 ameaças de deslizamento, oito árvores ameaçando cair, três avaliações de área, 24 avaliações de imóveis alagados, dois desabamentos de imóveis, 16 desabamentos de muro, seis desabamentos parciais, 44 deslizamentos de terra, 19 infiltrações e duas orientações técnicas.

Previsão

Segundo órgão, a previsão para esta quarta-feira (20/04) é de céu nublado com chuvas fracas a fortes, a qualquer hora do dia.

A Codesal ainda relatou que oito sirenes já foram acionadas desde o início das chuvas: ontem (18), nas comunidades de Voluntários da Pátria (Lobato), Vila Picasso (Capelinha), Bom Juá, Baixa do Cacau (São Caetano), Mamede (duas sirenes) (Alto da Terezinha), Moscou (Castelo Branco) e, hoje (19), no Calabetão (BR324).

As sirenes são acionadas após o volume de chuvas ultrapassarem 150 mm em 72 horas de chuvas intensas. Após o acionamento, os moradores são instados a saírem de suas casas e se dirigirem para um centro de acolhimento, localizado em escolas municipais. 

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[BRAZTOA abre inscrições para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024! ]

12ª edição da premiação reflete o compromisso com a sustentabilidade do setor e das tendências globais dos viajantes

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!