• Home/
  • Notícias/
  • Esportes/
  • COI decide flexibilizar regras, mas não vai admitir manifestações políticas em Tóquio

COI decide flexibilizar regras, mas não vai admitir manifestações políticas em Tóquio

Atletas devem respeitas protocolos

Por Da Redação
Às

COI decide flexibilizar regras, mas não vai admitir manifestações políticas em Tóquio

Foto: Reprodução

O Comitê Olímpico Internacional nunca foi favorável a manifestações políticas nos Jogos Olímpicos, no entanto, aceitou flexibilizar códigos que poderiam punir justamente as estrelas das competições.  

A Comissão de Atletas do COI levou o pedido de flexibilização das regras para a reunião do Comitê Executivo da entidade, localizada em Lausanne, na Suíça, e indicou relativo sucesso. A tendência é que atletas sejam recomendados a respeitar protocolos nas cerimônias oficiais como de abertura e encerramento e também no pódio, mas com uma maior clareza do que podem ou não fazer e sem risco de penas mais severas. 

A Regra 50 da Carta Olímpica, de 1894, que é codificação dos princípios do olimpismo do Barão de Coubertin, diz que “nenhum tipo de demonstração ou propaganda política, religiosa ou racial é permitida em locais e arenas olímpicas”. Além disso, o documento ainda pede para que os atletas “promovam em todas as circunstâncias os interesses do Comitê Olímpico Internacional e do Movimento Olímpico”.

“Há uma recomendação para preservar o pódio, o campo de jogo e as cerimonias oficiais de qualquer tipo de protestos e demonstrações”, disse a presidente da Comissão de Atletas, Kirsty Coventry, que inclusive citou uma pesquisa que indica que de 60 a 70% dos atletas olímpicos concordam com a recomendação de "Jogos politicamente neutros". “O que a maioria dos atletas dividiu conosco foi que, em termos de mensagens individuais, eles ainda querem se manifestar em entrevistas coletivas e nas plataformas sociais.”

Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 está previsto para acontecer de 23 de julho a 8 de agosto, na capital japonesa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário