COI decide flexibilizar regras, mas não vai admitir manifestações políticas em Tóquio

Atletas devem respeitas protocolos

[COI decide flexibilizar regras, mas não vai admitir manifestações políticas em Tóquio ]

FOTO: Reprodução

O Comitê Olímpico Internacional nunca foi favorável a manifestações políticas nos Jogos Olímpicos, no entanto, aceitou flexibilizar códigos que poderiam punir justamente as estrelas das competições.  

A Comissão de Atletas do COI levou o pedido de flexibilização das regras para a reunião do Comitê Executivo da entidade, localizada em Lausanne, na Suíça, e indicou relativo sucesso. A tendência é que atletas sejam recomendados a respeitar protocolos nas cerimônias oficiais como de abertura e encerramento e também no pódio, mas com uma maior clareza do que podem ou não fazer e sem risco de penas mais severas. 

A Regra 50 da Carta Olímpica, de 1894, que é codificação dos princípios do olimpismo do Barão de Coubertin, diz que “nenhum tipo de demonstração ou propaganda política, religiosa ou racial é permitida em locais e arenas olímpicas”. Além disso, o documento ainda pede para que os atletas “promovam em todas as circunstâncias os interesses do Comitê Olímpico Internacional e do Movimento Olímpico”.

“Há uma recomendação para preservar o pódio, o campo de jogo e as cerimonias oficiais de qualquer tipo de protestos e demonstrações”, disse a presidente da Comissão de Atletas, Kirsty Coventry, que inclusive citou uma pesquisa que indica que de 60 a 70% dos atletas olímpicos concordam com a recomendação de "Jogos politicamente neutros". “O que a maioria dos atletas dividiu conosco foi que, em termos de mensagens individuais, eles ainda querem se manifestar em entrevistas coletivas e nas plataformas sociais.”

Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 está previsto para acontecer de 23 de julho a 8 de agosto, na capital japonesa.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

['É um grande legado que estamos deixando para a cidade', diz Bruno Reis sobre entrega do trecho 2 do BRT]

Entrará em operação a nova linha, o B4, que vai funcionar inicialmente de maneira assistida

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!