Colégio Eleitoral vota hoje nome do presidente dos EUA
São necessários, pelo menos, 270 votos para ser declarado vencedor da eleição norte-americana

Foto: Joe Biden Mark Wilson/Getty Images - Gabriel Aponte/Concordia Americas Summit/Getty Images
Os delegados do Colégio Eleitoral dos Estados Unidos se reúnem nesta segunda-feira (14), nos respectivos estados para votar nos candidatos a presidente e vice-presidente seguindo o resultado da votação popular no território americano.
Segundo as regras do sistema eleitoral norte-americano estabelecidas na Constituição, são 538 membros do órgão, que oficializam quem comandará o país pelos próximos quatro anos.
De acordo com as projeções, a chapa democrata deve conseguir 306 votos no Colégio Eleitoral contra 232 dos adversários republicanos Donald Trump e Mike Pence. São necessários, pelo menos, 270 votos para ser declarado vencedor da eleição norte-americana.
Para declarar eventuais reviravolta no Colégio Eleitoral, muitos estados possuem leis que exigem que os delegados votem no vencedor da votação popular e também, estão autorizados a cobrar multas ou impor punições para quem não respeitar a decisão.
Após os delegados manifestarem os votos no Colégio Eleitoral, o resultado é levado ao presidente do Senado, que faz a contagem em sessão conjunta do Congresso, depois do Ano Novo. O procedimento está agendado para o dia 6 de janeiro de 2021.