Colômbia em cores!

O colunista Glauber Britto dá dicas de locais para conhecer na Colômbia

[Colômbia em cores!]

FOTO: Divulgação

Chegamos no mês de dezembro e quero dividir minha experiência de pré revéillon e revéillon na Colômbia, as belezas naturais de Medellin e Cartagena das Índias. Se você tem uma imagem negativa da Colômbia dos anos 80, esqueça o passado e conheça a versão moderna e segura. 

Minha viagem começou por Medellin, cidade conhecida como “cidade da eterna primavera” ou conhecida antigamente pelas perigosas gangues e o tráfico de drogas, porém hoje em dia a situação é outra. A cidade é um destino incrível para viajantes que buscam férias ricas em cultura. 

Chegando a Medellin, deixei as malas no hotel Viaggio Medellín Grand Select, dono de uma arquitetura moderna do século 21.

O que conhecer em Medellin? 

A Comuna 13

Nos tempos de Pablo Escobar, foi uma das favelas mais violentas do mundo. Muito sangue foi derramado por lá durante a guerra entre grupos guerrilheiros e operações militares. Hoje lindos grafites contam um pouco da história vivida ali e é uma ótima maneira de revitalizar a comunidade.

Praça Bottero

Localizada no centro de Medellín, onde ficam expostas algumas obras do Bottero, artista plástico que doou tais obras no final dos anos 80 como presente pela  reconstrução da cidade. Há a crença entre os moradores  de que passar a mão nas obras dele, dá sorte. Para saber mais sobre ele, é só atravessar a praça e no final dela tem um museu chamado Museu Antioquia que reúne 119 obras e conta um pouco da história desse talentoso artista. 

Restaurante Oci.Mde

Com ambiente rústico chique, Oci.Mde é um restaurante de comida sul-americana e contemporânea, com muitas boas opções de pratos vegetarianos e filosofia de compartilhamento. O espaço descolado com mesinhas de madeira e iluminação aparente, é extremamente charmoso e sua arquitetura lembra um bar. Deliciosas entradas, como o palmito com crosta de amêndoa, camarões e o porco ibérico, e pratos como o portobello recheado com espinafre refogado, tâmaras, sementes e queijo de cabra. Boa carta de vinhos, para todos os bolsos. 

Pueblito Paisa

Espaço cultural no topo de uma montanha que tem uma vista deslumbrante da cidade e nesse mesmo espaço, nos finais de semana, rola feira gastronômica, música, teatro e muito artesanato local. Tudo isso, aberto ao público. Minha sugestão é chegar quase no final da tarde para ver o pôr do sol e aproveitar tudo que o lugar tem de bom. 

Mercado del Rio 

Complexo gastronômico super tradicional, que mistura a arquitetura típica dos anos 50 com toques modernos, e estão reunidos vários restaurantes e espaços para beber. Ideal para apreciar comidas tipicamente colombianas, desde arepas à tradicional sobremesa que é um delicioso creme de milho. 

O Parque Explora 
Museu de ciência e tecnologia interativo inspirado no Exploratorium da cidade de San Francisco, nos Estados Unidos. Possui um planetário e o maior aquário de água doce da América do Sul. Programa indicado para fazer com crianças, com setores de ilusão de ótica e outros truques.
 
Restaurante Toro

A steakhouse no estilo americano é uma boa pedida para comer bem, sem doer no bolso, entrando para a lista dos melhores restaurantes da cidade. O forte é o churrasco, bem servido em largas peças ou na escolha de burguers. Para acompanhar, drinks saborosos no estilo colombiano, mas para quem não quer beber, “sucos com leite” que lembram ótimos milkshakes. O ambiente é pequeno, privado e aconchegante. 

Jardim Botânico

A estrutura arquitetônica impressiona com sua grandeza, sendo um dos grandes atrativos da cidade. Lá, um setor chamado Orquideorama abriga um enorme espaço com variados tipos de orquídeas. 

De Medellin fomos para a paradisíaca Cartagena das Índias que fica em pleno mar do Caribe. Minha ideia em Cartagena era conhecer o lugar e passar a virada do ano. Fiquei hospedado em dois hotéis, no Ananda Hotel Boutique, super charmoso localizado perto do centro e no Fenix Beach Cartagena, onde passei o Revéillon. Gente bonita, animada, comida excelente, bebidas diversas e atrações musicais pra embalaram a virada.

O que conhecer em Cartagena? 

Na hora de listar o que fazer em Cartagena, o turista perceberá que grande parte de suas atrações se encontram dentro da cidade murada, onde fica o centro histórico.

Castelo San Felipe de Barajas 

San Felipe de Barajas é uma fortaleza que se ergueu para proteger a cidade dos invasores, na época da colonização espanhola. O forte é a maior e mais segura construção militar feita pelos espanhóis em suas colônias, ocupa toda a montanha San Lázaro e fica a uns 20 minutos a pé do centro histórico. 

Getsemani

É o bairro onde os escravos da cidade viviam, na época colonial! Daí você pode concluir que Getsemani foi um bairro perigoso, pesado, mas que sempre ferveu em cultura local. Hoje em dia é o bairro da moda, cheio de bares, baladinhas, restaurantes, praças com festas ao ar livre, muito grafitti nas paredes e arte urbana.

Café del Mar 
Para quem quer curtir um restaurante/bar com um clima de casa noturna, mas ao ar livre, não perca o Café del Mar. Ele fica em cima da muralha da cidade, com vistas para o Mar do Caribe e mesas perfeitas para assistir ao pôr do sol.

Plaza de Bolívar
Umas das praças mais importantes e mais visitadas de Cartagena, a Plaza de Bolívar historicamente já passou por grandes mudanças, servindo como palco das organizações militares no século XVI e onde os ditos hereges eram executados durante a inquisição. Hoje é um dos locais mais arborizados da cidade, onde todos os dias ocorrem apresentações culturais, principalmente de danças caribenhas.

Dicas 

  • Passaporte com validade superior a sua viagem;
  • Leve dólar para trocar por pesos;
  • Use protetor solar sempre pois os dois lugares fazem muito sol o ano inteiro;
  • Vá na época fora das férias de final de ano pois as duas cidades ficam super lotadas;
  • Se for passar réveillon em Cartagena reserve tudo com três meses de antecedência, pois hotéis e restaurantes ficam bem disputados.

Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!