Com 52,53% dos votos, Jerônimo Rodrigues é eleito novo governador da Bahia
Petista venceu candidato ACM Neto no segundo turno com 4.300.476 votos válidos
Foto: Divulgação/PT
Com 52,53% dos votos (4.300.476 válidos), Jerônimo Rodrigues (PT) foi eleito o novo governador da Bahia. Essa é a primeira vez que o candidato, que era secretário da Educação do estado, concorre uma disputa eleitoral. O adversário e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), ficou com 47,7% dos votos (3.885.858 válidos) até às 19h30.
Desde 2006 no comando do PT, essa é a quinta vez seguida que o partido vai governar o estado da Bahia. Atualmente, o Rui Costa é o responsável pelo estado.
Desde o primeiro turno, o adversário do petista foi apontado como favorito, mas Jerônimo conquistou 49,45% dos votos válidos no primeiro turno, ocorrido no dia 2 de outubro. Neto ficou atrás com 40,80%.
Um dos motivos que apontam a "virada" de Jerônimo foi a polêmica sobre a autodeclaração de ACM Neto como pardo, que provocou questionamentos e repercussão negativa para o ex-gestor da capital baiana.
Sobre Jerônimo Rodrigues
Jerônimo Rodrigues Souza, de 57 anos, nasceu no povoado de Palmeirinha, na cidade de Aiquara, localizada a 400 quilômetros de Salvador. Ele é professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e formado em Engenharia Agronômica.
O petista já foi secretário nacional do Desenvolvimento Territorial no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Entre 2015 e 2019, atuou como secretário estadual do Desenvolvimento Rural e, na sequência, assumiu a Secretaria da Educação, mas deixou o cargo em março para disputar a eleição.