/

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Com 57 anos de carreira, Gal Costa deixa uma agenda repleta de shows

Notícias
Cultura

Com 57 anos de carreira, Gal Costa deixa uma agenda repleta de shows

Artista baiana faleceu nesta quarta-feira (9), aos 77 anos, vítima de infarto

Por Da Redação
Com 57 anos de carreira, Gal Costa deixa uma agenda repleta de shows
Foto: Divulgação/Fundarpe

Considerada uma das maiores vozes da MPB, a baiana Gal Costa morreu, nesta quarta-feira (9), com uma agenda cheia de shows. Ela estava rodando o Brasil desde outubro de 2021, com a turnê "As várias pontas de uma estrela", em que cantava grandes sucessos dos anos 80, como "Nada mais", "Lua de mel" e "Sorte".

Em março, na última apresentação dela na Bahia, ela esteve com a turnê em Salvador, no Teatro Castro Alves.

Ela havia cancelado a participação no Primavera Sound, no último fim de semana, porque se recuperava da remoção de um nódulo no nariz, mas os shows de dezembro e janeiro estavam mantidos.

Nascida na capital baiana, Gal tinha 77 anos e 57 de carreira. Ela sempre foi incentivada pela mãe a seguir no ramo da música.

A artista trabalhava como balconista de uma loja de discos em Salvador, a Roni Discos, quando uma virada de chave aconteceu: ela foi apresentada ao também baiano - e já reconhecido - Caetano Veloso, no início dos anos 1960. Eles se tornaram amigos pessoais e parceiros profissionais.

Após participar de um dos álbuns mais importantes do tropicalismo, o "Tropicália ou Pannis et Circensis", ela alavancou a carreira solo. Em 1971, performou o marcante espetáculo "Fa-Tal", que viraria também um disco de sucesso.

Apesar de ter mantido a carreira solo desde o início, formou com Caetano, Maria Bethânia e Gilberto Gil o breve grupo Doces Bárbaros, que celebrava o sucesso dos trabalhos individuais dos artistas baianos.

A voz de Gal continuou a se popularizar e se consolidar na história da música nacional, com diversos hits, como "Paula e Bebeto", "Folhetim" e "Modinha para Gabriela", música que foi tema da novela Gabriela, inspirada na obra de Jorge Amado.

A cantora marcou uma geração brasileira e mantinha uma legião de admiradores. Um filme, previsto para estrear em 2023, conta a história da artista. "Meu nome é Gal" traz a atriz Sophie Charlotte no papel principal. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102