Com baixa de 0,51%, Ibovespa fecha o dia com o menor patamar do ano
Dólar encerra com alta de 0,78%

Foto: Reprodução/Banco de Imagens
O índice Ibovespa, maior indicador do desempenho médio das cotações das ações da B3, encerrou o dia nesta quinta-feira (18), com baixa de 0,51%, chegando aos 102.426 pontos, menor índice registrado em 2021. Já o dólar fechou com alta de 0,78%, cotado a R$ 5,569. Nos últimos quatro dias, a moeda norte-americana valorizou 3,08%.
Dentre os pontos que impactaram negativamente no Ibovespa está à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, que visa parcelar dívidas da União reconhecidas judicialmente, além do preço do minério de ferro.
No início do dia, a bolsa chegou a alcançar o menor índice em um ano. No entanto, os resultados das fintechs e dos varejistas ajudaram à subir alguns pontos do índice, que continua sendo o menor registrado desde novembro de 2020.
A PEC dos Precatórios, que deve permitir ao governo federal o pagamento de R$400 do benefício Auxílio Brasil, segue sendo um dos objetos de análise do mercado financeiro, que enxerga a ação como possivelmente prejudicial à credibilidade fiscal do país, já que altera o teto de gastos.