Com baixo estoque de sangue, Hemoba faz apelo para que a população doe
O estoque atual é suficiente para apenas três dias

Foto: Divulgação
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está com o estoque de sangue em nível crítico, e só tem doação suficiente para três dias no estoque atual. Apenas no mês de janeiro, houveram 25.639 solicitações hospitalares para doação e 22.829 no mesmo período do ano passado, apontando um aumento de 12%.
Atualmente, os tipos sanguíneos O-, O+, A-, B+ e A+ apresentam baixo estoque de bolsas de sangue e necessitam de doações. Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 14 em cada mil brasileiros doam sangue de forma regular nos hemocentros do SUS, ou seja, apenas 1,4% têm o costume de doar sangue. O número está abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.


