Com crescimento acelerado, Tik Tok preocupa Instagram e Facebook
Uso da rede social chinesa cresceu significativamente em 2021, enquanto os de plataformas da Meta ficaram estáveis

Foto: Pixabay
As ações da Meta, dona do Facebook e do Instagram, tiveram o maior tombo no valor das ações, na quinta-feira (3), após o número de usuários ativos diários cair pela primeira vez. A companhia prevê um crescimento mais lento para o próximo trimestre.
O cofundador do Facebook, Mark Zuckerbeg, reconheceu que a competição com o Tik Tok vem impactando negativamente os negócios. "As pessoas têm muitas escolhas sobre como querem gastar seu tempo, e apps como o TikTok estão crescendo muito rapidamente. E é por isso que o nosso foco nos Reels [vídeos curtos no Instagram] é tão importante no longo prazo", analisou Zuckerberg.
A função Reels, no Instagram, foi lançada em 2019, com diversas funções do Tik Tok - que foi criado em 2016. Ambos permitem a criação de vídeos curtos, possibilitando até mesmo aproveitar trechos do que foi publicado por outras pessoas para fazer dublagens, por exemplo.
Zuckeberg indicou o que Reels tem se saído bem, no entanto, o concorrente tem imposto dificuldades para um melhor desempenho da função. "O que é um pouco único aqui é que o TikTok já é tão grande como um concorrente e também continua a crescer a um ritmo bastante rápido a partir de uma base muito grande", avaliou.
O Tik Tok, controlado pela chinesa ByteDance,, tem ganhado mais tempo dos usuários. Segundo dados da consultoria App Annie, cada usuário passou, em média, 19,6 horas por mês na plataforma em 2021, um crescimento de 6,3 horas por mês em relação a 2020. Enquanto o Instagram ganha, em média, apenas 11,2 horas por mês dos usuários, um aumento de apenas 0,9 hora de uso por mês na comparação com 2020. Já no caso do Facebook, o crescimento é ainda menor: de 0,1 hora amais em 2021.
Ambas as plataformas - Facebook, Instagram e Tik Tok - estão na casa dos bilhões de usuários. No entanto, é de considerar que o Tik Tok levou apenas 5 anos para alcançar essa marca, enquanto o primeiro bilhão de usuários do Facebook (hoje com 2,91 bi) e do Instagram (que alcançou a marca apenas em 2018) só veio após 8 anos de existência.