Com gol nos acréscimos, Bahia vence Bragantino e entra no G-4 do Brasileirão
Tricolor desperdiça muitas oportunidades, mas consegue vencer time paulista

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia
Com gol nos acréscimos, o Bahia venceu o Bragantino por 2 a 1, em confronto disputado na tarde deste domingo (16), em Pituaçu, válido pela terceira rodada do Brasileirão. Com resultado, Tricolor sobe para quinta colocação, com seis pontos somados. Enquanto o time paulista cai para 12ª posição, com dois pontos ganhos.
O Bahia começou a partida ligado nos 220. Logo no primeiro ataque do jogo aos 19 segundos, após corte da zaga, a bola sobrou pra Rossi na lateral, o atacante cruzou para dentro da área e Gilberto, de letra, quase marcou um golaço se não fosse a bela defesa do goleiro Cleiton.
A partida começou bem animada nos minutos inciais, tanto que o Bragantino também teve boa chance de marcar aos 4 minutos, após belo toque de calcanhar de Arthur, o cruzamento na área terminou com a finalização de primeira, rasteira, de Morato, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Ao longo do confronto, foi possível notar uma certa superioridade do Bragantino no duelo, o time esteve mais organizado em campo, manteve mais posse de bola e chegou mais ao ataque, porém, não conseguiu traduzir as vantagens em chances reais de gol. Enquanto o Bahia sentiu bastante dificuldade para fugir da marcação do time paulista e ficou recuado em boa parte do confronto, nos poucos espaços encontrados pelo Tricolor no jogo, as jogadas pelas laterais, não foram bem sucedidas.
Encontrando dificuldade para chegar perigosamente pelas jogadas trabalhadas no chão, o Bahia conseguiu achar o gol na bola aérea.
Aos 25 minutos, Juninho Capixaba cobrou escanteio na área, e Juninho subiu bonito e testou para o fundo das redes do Bragantino, abrindo o placar em Pituaçu.
O Bahia não fazia um bom jogo, mas mesmo assim, as chances surgiam com certa facilidade. Aos 32 minutos, após bate rebate no campo de ataque, a bola sobrou nos pés de Élber, o atacante entrou dentro da área e rolou para Gilberto chegar batendo de chapa, mas para fora do gol.
Apesar das boas chances criadas e até um certo equilíbrio no confronto durante a partida, o Bahia não conseguiu ampliar o placar, e o confronto foi para o intervalo com triunfo magro, mas importante.
Da mesma forma que foi na etapa inicial, o Bahia começou a segunda etapa já com muita velocidade e empenho para fazer o segundo. Com um minuto e meio de partida, Rossi fez boa jogada pela lateral e lançou Gilberto dentro da área, o atacante dominou e chutou cruzado, e Cleiton com o pé, jogou para escanteio, evitando que o Tricolor ampliasse o marcador. Esta foi talvez uma das única chance clara da segunda etapa.
No decorrer do jogo, a qualidade técnica caiu bastante, mesmo com o Bragantino crescendo no confronto e até chegando mais frequentemente ao ataque, nenhuma oportunidade muito clara foi criada. Os erros de passes se fizeram protagonistas no duelo ao invés do bom futebol.
Melhor no confronto durante praticamente toda segunda etapa, o Bragantino só foi chegar com perigo aos 27 minutos, após Robinho receber bom passe dentro da área e chutar cruzado para fora, assustando o goleiro Douglas.
De tanto pressionar, o time paulista conseguiu chegar ao empate aos 31 minutos, após cobrança de falta dentro da área, Léo Oriz subiu sozinho e cabeceou no centro do gol para defesa de Douglas, no rebote, o próprio zagueiro empurrou para as redes vazias, após consulta do VAR, o gol foi validado.
Com um futebol pobre, ainda sim, o Bahia teve chance de vencer o confronto já no final, quando após boa tabela na entrada da área, Clayson recebeu sozinho dentro da área e cara cara com goleiro Cleiton, chutou por cima do gol.
O jogo parecia já se caminhar para o empate, até que aos 46 minutos, Élber cobrou escanteio na área e Ernando subiu alto para testar para o fundo das redes, decretando o segundo triunfo do Tricolor no Brasileirão.
A próxima partida do Bahia será fora de casa, contra o São Paulo, no Morumbi, na próxima quinta-feira (20), às 20h, já o Bragantino joga um dia antes, no Abbi Abi Chedid, contra o Fluminense, às 19h15.
Análise do Bahia na partida:
O Tricolor mais uma vez fez uma partida ruim. As chances durante o duelo, não refletem a qualidade do que foi o time no confronto: uma equipe lenta, sem criatividade e frequentemente com dificuldades com times que possuem sistema defensivo mais bem organizado. O Tricolor fez por merecer o triunfo nem foi porque fez uma boa partida, mas porque o Bragantino não jogou o suficiente para poder empatar, apesar de se demonstrar nitidamente um time mais coletivo.
Os erros de passes nesta tarde e o futebol fraco talvez tenham sido mais protagonistas que o gol anotado por Juninho. O time baiano até teve volume de jogo, mas não foi intenso o suficiente para dominar o duelo, que nem estava tão complicado de jogar bem, tendo em vista que o Bragantino também tinhas deficiências a serem exploradas, a exemplo da lateral, mas que foram mal aproveitadas.
Se tivesse se preocupado em atacar do que segurar o resultado, talvez o Bahia poderia até ter encaminhado o triunfo mais cedo, porém, sofreu pressão desnecessária do Bragantino que poderia custar os três pontos. O time precisa evoluir e muito, não vai ser sempre assim.