Com nova alta, Copom eleva 1 ponto da Selic e taxa chega a 6,25% ao ano

Taxa básica de juros tem a quinta alta seguida

Por Da Redação
Às

Com nova alta, Copom eleva 1 ponto da Selic e taxa chega a 6,25% ao ano

Foto: Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou, nesta quarta-feira (22), uma nova alta na taxa básica de juros de 1 ponto. Agora, a Selic chega a 6,25% ao ano. 

O valor anterior era de 5,25%. O aumento é o quinto consecutivo registrado. Além disso, é a segunda vez seguida que o BC faz avanço mais incisivo do que o de costume, que costuma variar entre 0,25 e 0,75. A taxa básica de juros agora está próxima ao patamar do início de 2019, de 6,5% a.a.

“O Copom considera que, no atual estágio do ciclo de elevação de juros, esse ritmo de ajuste é o mais adequado para garantir a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante e, simultaneamente, permitir que o Comitê obtenha mais informações sobre o estado da economia e o grau de persistência dos choques”, afirma Copom, em nota.

Além disso, mais um ajuste de 1 ponto percentual está previsto para outubro, aponta Comitê.

“O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar o cumprimento da meta de inflação e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária".

A principal motivação para os aumentos constantes é combater a contaminação da inflação 2022. Neste ano, o valor deve estourar o limite do teto da meta, sendo assim, o objetivo é controlar provocar um recuo nas projeções do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário