Com pandemia, doação de sangue no Brasil teve queda de 10% em 2020

Dados são do Ministério da Saúde

Por Da Redação
Ás

Com pandemia, doação de sangue no Brasil teve queda de 10% em 2020

Foto: Divulgação | Camila Souza/GOVBA

Com a pandemia da covid-19, a doação de sangue no Brasil apresentou uma queda de 10% em 2020. Os dados são comparados com 2019, que totalizou 3,27 milhões de doações contra as 2,95 milhões de doações no ano passado, segundo balanço divulgado nesta segunda (14), pelo Ministério da Saúde, que lançou a campanha “Doe sangue regularmente. Com a nossa união, a vida se completa”. 

Conforme o Ministério, mesmo com a queda, não houve desabastecimento no estoque por causa de um plano de contingência que destinou bolsas de sangue entre os estados. Em 2020, foram remanejadas 2.481 bolsas de sangue. Em 2021, já foram remanejadas 185 bolsas.

Entre os estados que mais precisaram do remanejamento de bolsas estão: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Amapá e Roraima.

Doação em Salvador

Por causa da pandemia, em algumas unidades, as doações de sangue devem ser feitas por meio de agendamento prévio. Em Salvador, cinco unidades da Hemoba fazem a coleta da bolsa de sangue. [Confira aqui]

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos incompletos, estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, e não fumar por, pelo menos, duas horas.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário