Com publicações no Brasil e no exterior, o notável escritor e poeta Cyro de Mattos comemora o legado de 56 livros com lançamento!
Aos detalhes...

Foto: Divulgação
Aos 82 anos, com publicações no Brasil e no exterior, editadas em 14 idiomas, o notável escritor e poeta Cyro de Mattos comemora o legado de 56 livros e mostra que não parou no tempo. Para o lançamento da sua obra poética completa, “Canto até Hoje”, em comemoração aos 60 anos da sua carreira literária, o autor fará sua primeira live no canal do YouTube da Fundação Casa de Jorge Amado (youtube.com/casadejorgeamado) na próxima quinta, 08/04, às 19h.
Para sua estreia no mundo virtual, Cyro de Mattos escolheu a jornalista, diretora de TV e produtora cultural Mira Silva para ser mediadora de uma bate-papo com ele e convidados: a escritora e psicóloga Lilia Gramacho, o romancista e poeta Aramis Ribeiro Costa, o jornalista Oscar D’Ambrosio, o poeta e ensaísta Cid Seixas, e a diretora Executiva da Fundação Casa de Jorge Amado, Ângela Fraga.
“A dinâmica vai durar 1h30, com uma conversa sobre literatura, a obra de Cyro, o livro 'Canto até hoje', futuros livros e impressões dos convidados, com espaço interativo para perguntas do público e algumas curiosidades sobre o autor”, promete a mediadora.
“Essa será a minha primeira experiência virtual e acredito que terei como vantagem ser mais divulgado e, consequentemente, mais condições de ser lido também pela versão digital que o público poderá fazer download, dando um maior alcance para a minha obra”, considera o autor, que possui uma necessidade vital de escrever.
“A literatura me escolheu e me trouxe muitas conquistas pelas mãos do tempo. Ela funciona como catarse, um alívio da alma, capaz de ofertar mel e afeto, ternura e esperança no lugar do sofrimento, dor e solidão”, declara o Membro da Cadeira 22 da Academia de Letras da Bahia e das Academias de Letras de Ilhéus e Itabuna.
Sobre o autor
Possui prêmios literários no Brasil e exterior, com destaque para o Prêmio Nacional de Ficção Afonso Arinos, da Academia Brasileira de Letras, com o livro "Os Brabos"; Prêmio Jabuti (menção honrosa) para o livro "Os Recuados"; Prêmio da APCA para o livro infantil “O Menino Camelô; Prêmio Nacional de Poesia Ribeiro Couto, com o livro “Cancioneiro do Cacau”; Prêmio Nacional de Ficção Pen Clube do Brasil para o romance “Os Ventos Gemedores”; e Prêmio Nacional Cidade de Manaus, para o livro “Histórias de Encanto e Espanto”, nove vezes primeiro lugar nos concursos literários da União Brasileira de Escritores (RJ).
Obteve o segundo lugar para obra publicada no Concurso Internacional de Literatura Maestrale Marengo d’Oro, Gênova, Itália, com o livro “Cancioneiro do Cacau”, e segundo lugar para obra inédita com o livro “Poemas escolhidos/Poesie scelte”. Foi ainda um dos quatro finalistas do Prêmio Internacional de Literatura da Revista Plural, no México, com a noveleta “Coronel, Cacaueiro e Travessia”. Em 2020, recebeu o Prêmio Conjunto de Obra da Academia de Letras da Bahia e Eletrogóes. É também membro do Pen Clube do Brasil e primeiro Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Santa Cruz (Bahia), além de ser premiado com a Medalha Zumbi dos Palmares, pela Câmara Municipal de Salvador (2020).
Cyro de Mattos verbete no Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira; Dicionário Literário Brasileiro, de Raimundo de Menezes; Enciclopédia de Literatura Brasileira, de Afrânio Coutinho; Literatura e Linguagem, de Nelly Novaes Coelho; Navegação de Cabotagem, de Jorge Amado; “Bibliografia Crítica do Conto Brasileiro”, de Celuta Moreira Gomes e Theresa da Silva Aguiar, e “Enciclopédia Barsa”.
SERVIÇO
O quê: Lançamento livro “Canto até Hoje”
Obra poética completa: Comemoração dos 60 anos de atividades literárias
Autor: Cyro de Mattos
Onde: Canal do YouTube da Fundação Casa de Jorge Amado (youtube.com/casadejorgeamado)
Quando: Dia 08/04, às 19h
Live: 1h30, com mediação da jornalista, diretora de TV e produtora cultural Mira Silva e participação especial da escritora e psicóloga Lilia Gramacho, do romancista e poeta Aramis Ribeiro Costa, do jornalista Oscar D’Ambrosio, do poeta e ensaísta Cid Seixas e da Diretora Executiva da Fundação Casa de Jorge Amado, e Ângela Fraga.
Acesso: gratuito
Fanpage INSTA: @cantoatehoje
Fanpage FB: Canto até hoje