Comércio está menos confiante em Setembro, diz FGV

Apesar disso, setor registra alta na média do terceiro trimestre

[Comércio está menos confiante em Setembro, diz FGV]

FOTO: Agência Brasil

A confiança dos empresários do setor do Comércio caiu nesse mês de setembro, após três altas seguidas. O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) recuou 1,5 ponto,  passando de 98,7 para 97,2 pontos.

No entanto, esse resultado negativo, influenciado pelas vendas ruins do mês, não alterou  a  tendência do indicador que nas médias trimestrais subiu 1,3 ponto. Os empresários do setor acreditam que a liberação do FGTS e PIS-Pasep pelo governo federal deve aquecer as vendas no último trimestre do ano.

A confiança em setembro caiu em 8 dos 13 segmentos pesquisados. A piora do índice foi influenciada pelo  recuo do Índice de Situação Atual (ISA-COM), que caiu 3,6 pontos, passando de 95,7 para 92,1 pontos, depois de duas altas consecutivas.

Já o Índice de Expectativas (IE-COM) voltou a avançar (0,7 ponto), alcançando 102,5 pontos. Apesar do resultado negativo em setembro, a média do índice de confiança no terceiro trimestre ficou 3,3 pontos acima do segundo trimestre, primeira variação positiva este ano, nesta comparação. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[BC promoveu redução de inflação com custo social 'bastante baixo', defende Campos Neto]

Campos Neto lembrou ainda que a meta é determinada pelo governo, não pelo banco, em reunião do CMN

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!