Comércio varejista registra 28 milhões de transações por biometria facial em 2022, diz IDTech Unico
Segundo levantamento, o setor é um dos que mais cresceu na adoção da tecnologia, evitando R$1 bilhão em fraudes

Foto: Divulgação/ IDTech Unico
Um levantamento feito pela IDTech Unico, empresa líder em identidade digital, apontou que neste ano cerca de 28 milhões de transações por biometria facial foram efetuadas no setor varejista brasileiro. A identidade digital com autenticação é uma tecnologia aliada para melhorar a experiência do consumidor.
Segundo levantamento, dos dez maiores varejistas do Brasil, nove já utilizam a tecnologia. Um dos grandes desafios do varejo físico diante do crescimento das vendas online é melhorar a experiência do consumidor, principalmente em relação à agilidade e facilidade para pagamentos, aprovações de crédito e emissões de cartões. Nesse cenário, a tecnologia se tornou essencial para a transformação do segmento.
As soluções de identidade digital com autenticação por biometria facial vêm ganhando destaque no setor ao proporcionar uma experiência mais fluida, além de segurança com a proteção e controle de dados. Para o sócio e diretor da IDTech Unico, Marcelo Zanelatto, a tecnologia agrega agilidade e segurança a experiência dos clientes. “A identidade digital permitiu aos varejistas uma maior agilidade nos processos de cadastro para seus clientes, emissão de cartões com mais rapidez e segurança, redução do tempo de espera em filas, aprovação de crediários, validação mais fluída na retirada de produtos adquiridos no ambiente online e, inclusive, permite que os clientes realizem pagamentos com a face pelo aplicativo ou em totens de autoatendimento”, explica.
Fraudes
Outra vantagem que a identidade digital trouxe ao segmento foi a redução de fraudes de identidade. Segundo a IDTech Unico, em 2022, as soluções de identidade digital já evitaram perdas na casa de R$ 1 bilhão, tendo sido identificadas 350 mil fraudes no setor.
“A Unico desenvolveu uma tecnologia proprietária para trazer mais segurança operacional para empresas enquanto garante a privacidade das pessoas. A biometria facial é uma tecnologia super precisa e um dos meios mais seguros de identificação. Apenas neste ano, já foram mais de 3 milhões de fraudes identificadas e barradas em diversos segmentos”, acrescenta Zanelatto.
De acordo com um estudo realizado em agosto pela Cortex, o varejo, principalmente de vestuário e acessórios, além do setor de serviços, são os que mais investem em tecnologia para crescimento dos negócios. E, hoje, a experiência do cliente é cada vez mais parte dessa estratégia.


