• Home/
  • Notícias/
  • Esportes/
  • Comitê anula expulsão de Vini Jr. após racismo e fecha setor de estádio do Valencia

Comitê anula expulsão de Vini Jr. após racismo e fecha setor de estádio do Valencia

Clube também foi multado em 45 mil euros

Por Da Redação
Ás

Comitê anula expulsão de Vini Jr. após racismo e fecha setor de estádio do Valencia

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um comitê formado por La Liga, Federação Espanhola de Futebol e o Conselho Superior de Esportes decidiu anular, nesta terça-feira (23), a expulsão de Vinicius Jr. contra o Valencia, em partida realizada no último domingo (21).

Na ocasião, o jogador do Real Madrid recebeu o cartão vermelho depois de ter sido, novamente, vítima de racismo. No local, foi possível ouvir os gritos de “Mono” (macaco, em espanhol) por parte da torcida do outro time.

Vinicius Jr. corria o risco de perder o restante do Campeonato Espanhol por causa da expulsão. A partir da decisão desta terça, ele poderá jogar contra o Rayo Vallecano, no Santiago Bernabéu, nesta quarta-feira (24). O Real Madrid também enfrenta o Sevilla, no sábado (27), e encerra a temporada 2022-23 contra o Athletic Bilbao, em Madri.

Segundo o Comitê, a decisão do árbitro Ricardo de Burgos Bengoetxea de expulsar Vini Jr. a partir de recomendação do VAR “foi determinada pela omissão de todo o lance ocorrido, o que viciou a decisão arbitral”. “Para a adoção de tal decisão, teria havido omissão de uma etapa essencial para que ela pudesse ser legítima e legalmente adotada”. O comitê também condenou os gritos racistas da torcida. 

A súmula de Bengoetxea apontou que a expulsão veio depois que Vinicius “acertou com o braço o rosto de um adversário quando a bola não estava em jogo, em um confronto massivo entre jogadores de ambas as equipes. O jogador adversário não precisou ser atendido”. Para o Comitê, o lance ocorreu a partir de “uma circunstância extraordinária, grave e totalmente inusitada”, o que justifica “deixar a referida expulsão sem efeito disciplinar.”

Punição contra o Valencia

O setor atrás de um dos gols do Estádio de Mestalla, de onde saíram os gritos racistas, será fechado por cinco jogos, e o clube foi multado em 45 mil euros (cerca de R$ 240 mil). “Considera-se comprovado que, conforme refletido pelo árbitro em sua súmula, houve gritos racistas dirigidos a Vinícius, jogador do Real Madrid CF, durante a referida partida, alterando o normal desenvolvimento da mesma e considerando as infrações gravíssimas”, diz a decisão. O clube pretende recorrer.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário