‘Comitê da Diversidade’ promove ações de inclusão e pluralidade através de consultorias
Idealizado pela Youpper Insights, a Youpluri atua para desconstruir estereótipos

Foto: Divulgação
Em busca de um mundo mais inclusivo, humano e sustentável, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que integram a Agenda 2030. Comprometida com essa mudança, a Youpper Insights, empresa especializada em pesquisa de mercado e planejamento de marketing, criou a consultoria Youpluri.
O projeto busca auxiliar as instituições e marcas na construção de uma sociedade mais justa e com diálogos interativos sobre a diversidade étnica, cultural e social. Idealizado em 2021, o ‘Comitê da Diversidade’ promove ações de inclusão através de mentorias para organizações. A iniciativa consiste, primeiramente, na análise interna do que já é realizado pela instituição com relação à diversidade e as suas maiores forças e fraquezas.
Em um segundo momento, a consultoria constrói ações e projetos que darão vida ao planejamento semestral ou anual de acordo com a necessidade de cada cliente. Segundo Samille Costa, assessora de marketing da Youpper Insights, o comitê direciona as instituições sobre questões que envolvem responsabilidade social, multiplicidade para gênero, etnia e classe sócio econômica. “O Comitê atua de dentro para fora, primeiramente entendendo a realidade do público interno, e adaptando o treinamento "Quebrando estereótipos e construindo a diversidade", disse a especialista.
Ministrado por Priscila Mércia e com ações e insights que são desenhados por Alan di Assis e Tiago Santos, conselheiros de estratégias da Youpluri, o treinamento tem como objetivo mostrar como é possível reformular o pensar e o agir institucional, descontruindo a discriminação naturalizada na nossa sociedade. A partir dessa atuação, as organizações ficarão mais atentas aos temas sociais e buscarão estratégias para valorizar histórias e pessoas diversas.
“Mergulhamos no espaço e no dia-a-dia das empresas para analisar o cenário e propor os direcionamentos. Além disso, realizamos reuniões de alinhamento que nem sempre acontecem virtualmente, visitamos uma vez no mês para instigar o olhar criativo e avaliativo do comitê. Assim, desenhamos de forma personalizada, as ações e projetos que darão vida ao planejamento semestral ou anual do empreendimento”, explica Samille.
De acordo com Diego Oliveira, CEO da Youpper, entender a pluralidade vai muito além de obter informação e conhecimento. “É preciso transformar esses dados em ações funcionais, em estratégias que possibilitem a inserção desses corpos diversos nos ambientes de trabalho, mas também promover locais seguros, saudáveis e adaptáveis”.