Comitê de Tóquio-2020 nomeia 12 candidatas para o Comitê Executivo após polêmica

Entrada das integrantes será oficializada em reunião na quarta-feira (3)

[Comitê de Tóquio-2020 nomeia 12 candidatas para o Comitê Executivo após polêmica ]

FOTO: Reuters

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio-2020, que foram adiados em um ano por causa da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, nomeou nesta terça-feira (2), 12 candidatas para o Comitê Executivo. A ação ocorreu após o ex-presidente da entidade, Yoshiro Mori, ter feito comentários machistas que o levaram a renunciar ao cargo no mês passado. Segundo a organização do evento, a escolha de mais mulheres foi uma maneira de demonstrar o compromisso de aumentar a participação feminina.

Atualmente são sete as mulheres que fazem parte do Comitê Executivo. A entrada das 12 novas integrantes deve ser ratificada em reunião marcada para a próxima quarta-feira (3), em Tóquio. "Precisamos lidar com a questão rapidamente para restaurar a confiança (do público) no Comitê Organizador e produzir resultados", afirmou Seiko Hashimoto, a nova presidente do órgão que tomou posse em 18 de fevereiro.

Os organizadores da Olimpíada e Paralimpíada decidiram divulgar uma meta de aumentar a representação feminina em seu quadro executivo: quer passar dos 20% de um mês atrás para 42%. Yoshiro Mori, que havia sido primeiro-ministro do Japão antes de dirigir o Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio, disse em um encontro do Comitê Olímpico Japonês (JOC, na sigla em inglês) que as reuniões se arrastavam por conta da presença das mulheres. Depois da péssima repercussão, ele, conhecido por uma série de gafes públicas, afirmou que estava "profundamente arrependido" por suas declarações em uma entrevista coletiva. 
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Vitória da Conquista tem 'Feira Saúde Mais Perto' com serviços gratuitos]

Serviços como emissão de segunda via do RG e de antecedentes criminais de serão oferecidos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!