Como o isolamento imposto pela pandemia pode afetar a memória

Pessoas passaram a esquecer situações durante pandemia

Por Da Redação
Às

Como o isolamento imposto pela pandemia pode afetar a memória

Foto: Reprodução/ Getty Images

Um questionário conduzido pela Alzheimer's Society, metade dos familiares afirmaram que a memória de seus entes piorou depois que eles começaram a viver isolados, em razão das restrições de socialização e, em algumas situações até proibição de qualquer visitante, por causa da pandemia de Covid-19.  

Com isso, a Universidade da Califórnia, em Irvine, nos Estados Unidos, iniciou uma pesquisa sobre como o lockdown afetou a memória das pessoas, visto que há relatos de que mesmo aquelas que costumam lembrar de eventos que ocorreram há 20 anos, passaram a esquecer situações e coisas.

Até então, o fator mais óbvio apontado pela pesquisar é o isolamento. A falta de contato social pode afetar negativamente o cérebro, e este é o efeito mais sério em quem já tem problema de memória, outro problema que pode ser apresentado como sintomas é a ansiedade. Para quem tem a doença de Alzheimer, por exemplo, os níveis de solidão podem até afetar o curso da doença. 

Na University College London (UCL), a psicobióloga Daisy Fancourt e sua equipe têm realizado pesquisas sobre como as pessoas se sentem durante a pandemia no Reino Unido.

Embora os níveis de ansiedade tenham atingido o pico quando o lockdown começou e tenham diminuído gradualmente, a média permaneceu mais alta do que em tempos normais, especialmente em pessoas que são jovens, moram sozinhas, vivem com filhos, se mantém com baixa renda ou habitam áreas urbanas.

As preocupações sobrecarregam a memória de trabalho, e deixam as pessoas com menos capacidade disponível para lembrar de listas de compras ou do que precisamos fazer no trabalho.

A professora de neurociência cognitiva da Universidade de Westminster, em Londres, Catherine Loveday, sugere que as pessoas adicionem mais diversidade nas vidas vidas, o que pode envolver alguma criatividade. Caso a pessoas não possa sair, ela sugere encontrar uma atividade completamente nova dentro de casa, e depois contar a alguém sobre ela para ajudá-lo a se lembrar melhor.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário