Companhia de Dança paulista comemora 20 anos com circulação de espetáculo pela Bahia!

Foto: Silvia Machado
Entra em circulação pela Bahia o espetáculo 'Cantinho de Nóis', da Jorge Garcia Companhia de Dança, que em 2025 completa 20 anos. A peça tem data de estreia marcada para 03 de junho, às 19h, no Teatro Municipal de Ilhéus, e permanece no litoral sul do estado para apresentação em Itacaré no dia 04. Em seguida, o grupo desembarca no Recôncavo Baiano, nas cidades de Santo Amaro (6) e Cachoeira (7), e finaliza o tour em Salvador, no Teatro Experimental da UFBA, no dia 08 de junho. As apresentações serão gratuitas e tem classificação indicativa livre para toda família.
Integrando elementos culturais e folclóricos nordestinos, o espetáculo mistura dança contemporânea e elementos de danças populares, como o Cavalo Marinho e o Bumba-Meu-Boi. A dramaturgia fala da evolução de um ambiente nostálgico e religioso dos cortadores de cana-de-açúcar da zona da mata de Pernambuco para um ambiente rítmico e dançante do carnaval de Olinda, e é inspirada em obras de importantes personalidades, como o folclorista potiguar Câmara Cascudo.
"Além da dança, os elementos teatrais e populares deste espetáculo dialogam com vários cantinhos do Brasil. A Bahia ainda não havia recebido o espetáculo, daí o interesse de poder transitar neste território tão rico culturalmente e assim poder dialogar e respirar estes novos lugares, podendo trocar experiências com o povo e a cultura baiana. O 'Nóis' é uma mistura da influência dialética paulista e mineira, mas que conversa com todo o país", explicou Jorge Garcia, bailarino e diretor do espetáculo.
Rodas de Conversas
Após cada apresentação, a Jorge Garcia Companhia de Dança abrirá uma roda de conversas de 30 minutos, com participação do elenco e do público, para discussão sobre a concepção do espetáculo, processo criativo, entre outros temas.
Oficinas de Dança
Além das apresentações, o projeto oferece uma oficina de dança em cada cidade, aberta ao público. O objetivo é desbravar técnicas de dança contemporânea, espaço, anatomia básica e expressão corporal, além de estimular a percepção e o autoconhecimento. As aulas terão duração de 1h30 para até 25 pessoas.
O projeto foi contemplado pela Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna 2023 e com o objetivo de circular o espetáculo 'Cantinho de Nóis' por 5 cidades em Minas Gerais e 5 cidades na Bahia.