Concentração no mercado de criptoativos preocupa o Banco Central, diz Campos Neto

BC deve manter a atenção sobre as plataformas que controlam as negociações

[Concentração no mercado de criptoativos preocupa o Banco Central, diz Campos Neto]

FOTO: José Cruz / Agência Brasil

Roberto Campos Neto, presidente o Banco Central, afirmou recentemente que a instituição acompanha o risco de concentração no mercado de criptoativos e criptomoedas. De acordo com o gestor, o BC deve manter a atenção sobre as plataformas que controlam as negociações. 

“Também me preocupo com o risco de concentração transacional, que é você ter uma ou duas plataformas com 20%, 30% do mercado. Esse é um ponto, sim, que o regulador deve se preocupar, em vez de pensar se as pessoas perderam dinheiro”, disse Campos Neto, durante evento organizado por um escritório de advocacia para debater o tema.

No entanto, Campos Neto disse que o país não deve adotar uma regulação mais pesada sobre o tema. Ele declarou que o Brasil deve ter “um caminho um pouco diferente dos grandes países”, cujas autoridades monetárias têm buscado mais rigor no controle.

“O regulador não deveria entrar num campo de ‘se eu acho que esse produto é bom para você ou não'”, ele disse. “Acho esse pensamento totalmente anti-inovação. As pessoas, diante da informação, é que têm de tomar a decisão se é bom ou não”, acrescentou.


Comentários