Conclave: fumaça preta volta a sair da chaminé da Capela Sistina na manhã desta quinta-feira (8); confira
As votações do conclave devem ser retomadas em mais duas ocasiões nesta tarde

Foto: Reprodução/Vatican News
A fumaça preta voltou a aparecer na chaminé da Capela Sistina na manhã desta quinta-feira (8), no horário de Brasília, o que significa que ainda não foi escolhido o novo papa nas duas primeiras votações do 2° dia de conclave. As votações podem chegar a uma resolução ainda na tarde dessa quinta, quando serão retomadas.
Duas novas rodadas de votação são esperadas nesta quinta. A primeira está prevista para acontecer às 12h30, enquanto a segunda deve começar às 14h. Caso o novo papa seja definido na primeira votação da tarde, sairá a fumaça branca da chaminé da Capela Sistina. Se não houver uma definição, nada acontecerá.
Caso a votação das 14h chegue a um consenso, uma fumaça branca sairá da chaminé, caso contrário, a fumaça preta volta a aparecer.
O cardeal decano Giovanni Battista Re, de 91 anos, afirmou que a expectativa é de que o novo papa seja definido ainda nesta quinta. Conforme a tradição da Igreja, o cardeal decano deveria ser o celebrante do conclave, mas por conta da idade avançada ele foi substituído pelo cardeal Pietro Parolin.
Para que a votação chegue a uma conclusão, é necessário somar ao menos dois terços dos votos totais, ou seja, 89 votos dos 133 eleitores.
Confira mais no vídeo abaixo: