Concurso de fotografia da OMPI é vencido por indígena brasileiro

O primeiro lugar do concurso ganha equipamento fotográfico no valor de até US$ 3,5 mil

[Concurso de fotografia da OMPI é vencido por indígena brasileiro]

FOTO: Joanderson Gomes de Almeida

O concurso de fotografia Povos Indígenas e Comunidades Locais, realizado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), foi vencido pelo brasileiro Joanderson Gomes de Almeida, de 30 anos. 

Joanderson é um indígena Pankararu do estado de Pernambuco e venceu o prêmio com a imagem “Puxar da Videira”, retratando um ritual parte da tradicional festa da Corrida do Umbu. O primeiro lugar do concurso ganha equipamento fotográfico no valor de até US$ 3,5 mil. 

Com tema “Mudanças Climáticas e Ação Climática: Mãe Terra através de nossas lentes”, o prêmio é um incentivo do OMPI para que jovens indígenas expressem suas visões sobre proteção ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que aumenta a conscientização sobre como os direitos autorais podem ser usados ​​para proteger sua criatividade.

“Esses jovens criadores, cujo trabalho é protegido por direitos autorais, podem usar todo o poder da fotografia para expressar melhor suas preocupações com o mundo e compartilhar as melhores práticas em suas comunidades”, afirmou o diretor-geral do OMPI, Daren Tang.

Exposição

Centenas de inscrições foram recebidas, mas apenas 30 fotos entraram na fase final do concurso. As trinta fotografias finalistas agora estão sendo exibidas na sede da OMPI, em Genebra, na Suíça, até 6 de maio.

A jovem brasileira Isabela Back Hans, por sua vez. foi selecionada entre os 20 melhores vídeos em comemoração ao Dia Mundial da PI. Isabela apresenta no vídeo o Projeto Ciclo, uma iniciativa que busca ajudar a acabar com a pobreza menstrual no mundo.

Mais de 33.400 pessoas votaram para ajudar a escolher os vencedores do Concurso de Vídeos. Assista os vídeos premiados aqui.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!