Confiança do consumidor cresce em dezembro, mas tem queda em 2021

Segundo a FGV, o indicador termina 2021 aos 75,5 pontos, valor 2,6 pontos inferior ao verificado há um ano

Por Da Redação
Às

Confiança do consumidor cresce em dezembro, mas tem queda em 2021

Foto: Reprodução/R7

O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) teve alta de 0,6 ponto em dezembro, mas o crescimento foi insuficiente para reverter a redução do otimismo verificada ao longo do ano. Por conta da variação positiva, o indicador termina 2021 aos 75,5 pontos, valor 2,6 pontos inferior ao apurado há um ano, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (22) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

De acordo com Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora das Sondagens do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), o resultado negativo no acumulado de 2021 ocorreu por conta das dificuldades enfrentadas pelos consumidores, principalmente para os de menor poder aquisitivo.

“O descolamento entre a confiança dos consumidores de baixa renda dos de alta renda atingiu o maior nível da série dos últimos 17 anos, principalmente em função da dificuldade financeira dos consumidores de menor nível de renda diante do quadro de desemprego, inflação elevada e aumento do endividamento", disse ela.

Segundo Viviane, 2022 se desenha como "um ano desafiador tanto para a melhora da confiança geral quanto para a diminuição da desigualdade na percepção dos desafios econômicos por famílias com diferentes níveis de renda”.

Em dezembro, a estabilidade do ICC foi influenciada por piora na avaliação da situação corrente ao mesmo tempo em que houve melhora das expectativas. O ISA (Índice de Situação Atual) teve queda de 1,3 ponto, para 65,6 pontos, enquanto o IE (Índice de Expectativas) subiu 2 pontos, para 83,4 pontos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário