Confiança do empresariado industrial aumenta, diz CNI

Índice alcança o maior patamar desde fevereiro

[Confiança do empresariado industrial aumenta, diz CNI]

FOTO: Reprodução/ Freepik

O empresário industrial está mais confiante. O ICEI - índice que mede o otimismo desse grupo empresarial - aumentou 3,2 pontos no mês de novembro, na comparação com outubro, e alcançou 62,5 pontos numa escala de 0 a 100, quando maior que 50 significa estar mais confiante. Este é o maior patamar desde fevereiro. Os dados foram divulgados  nesta quarta-feira (20)  pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 12 de novembro, com 2.445 empresas. Segundo a entidade, o indicador de novembro ficou 7,9 pontos acima da média histórica que é de 54,6 pontos. Entretanto, ainda está abaixo do patamar de novembro do ano passado (63,2 pontos).

O “Índice de Condições Atuais”, um dos componentes do ICEI, alcançou 56,3 pontos, o maior nível desde outubro de 2010. O índice está 3,6 pontos acima do registrado em novembro de 2018. Já o “Índice de Expectativas” subiu para 65,6 pontos neste mês. No entanto, está 2,9 pontos abaixo do registrado em novembro do ano passado.

A confiança melhorou em todas as regiões do país, e é maior no Centro-Oeste, onde alcançou 63,8 pontos. Na sequência, está a região Sul, com 63,4 pontos. No Norte foi de 63,2 pontos, no Sudeste, 61,9 pontos e, no Nordeste, 61,5 pontos.

A confiança é maior nas médias e grandes empresas. Nos dois segmentos o ICEI alcançou 62,8 pontos neste mês. Nas pequenas, o indicador ficou em 61,5 pontos.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!