Confiança empresarial cai pela primeira vez desde março, diz FGV

Queda foi motivada pelas expectativas negativas para os próximos meses

Por Da Redação
Ás

Confiança empresarial cai pela primeira vez desde março, diz FGV

Foto: Agência Brasil

De acordo com os dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgados nesta sexta-feira (1°), o Índice de Confiança Empresarial (ICE) interrompeu a recente sequência de altas e caiu 2,5 pontos em setembro, ficando a 99,9 pontos. A queda da confiança dos empresários foi motivada pelas expectativas negativas para os próximos meses. O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) também registrou redução, saindo de 1,2 para 99,3 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-E) recuou 3,8 pontos, ficando a 99,9 pontos. 

O superintendente de estatísticas do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), Aloisio Campelo Jr., afirma que a evolução do otimismo empresarial preocupa em razão da piora das expectativas, que deixam de ser otimistas e passam a neutras. "O quadro de crescimento econômico moderado se mantém neste fim de terceiro trimestre, mas surgem no radar empresarial os riscos de uma crise energética, uma possível desaceleração da economia chinesa e o impacto da alta gradual dos juros no consumo interno”, avalia ele.

Entre os setores que integram o indicador, apenas a confiança da Construção não recuou em setembro, com uma variação de +0,1 ponto. A confiança do Comércio registrou a maior queda entre os setores, seguido por Serviços e Indústria. Em todos os segmentos, os movimentos da confiança foram determinados principalmente pela piora das expectativas em relação aos próximos meses.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário