Confira as regras e prazos para a corrida eleitoral no 2° turno

No dia 30 de outubro, 156 milhões de eleitores voltam às urnas para escolher o presidente da República

[Confira as regras e prazos para a corrida eleitoral no 2° turno]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

Passado o 1º turno das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia os preparativos para o 2º turno do pleito. Em todo o Brasil, 156 milhões de eleitores vão às urnas para escolher quem será o presidente da República a partir de 2023.

Em 12 estados, onde nenhum dos candidatos conquistou mais da metade dos votos válidos no último domingo, haverá ainda votação para governador.

Confira as regras para o 2° turno:

Propaganda eleitoral

Desde a segunda-feira (3), o TSE permitiu a propaganda eleitoral por alto-falantes ou amplificadores de som, das 8h às 22h, assim como a distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhada ou não por carro de som. Também está autorizada a propaganda na internet e comícios.

Horário eleitoral no rádio e na TV para presidente

A propaganda eleitoral teve início nessa sexta-feira (7). Desta vez, os candidatos a governador e a presidente terão tempos iguais para apresentar suas propostas. A campanha para presidente da República será veiculada na televisão de segunda à sábado, das 13h às 13h10, e das 20h30 às 20h40. Já no rádio, o horário é de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10.

Horário eleitoral para governador

12 estados ainda precisam definir o governador no segundo turno. Os candidatos poderão veicular propaganda de 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20 no rádio. Enquanto na televisão, o horário será de 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50. As emissoras ainda devem reservar, de segunda a domingo, 25 minutos para cada cargo em disputa revelar suas propostas, de 30 e 60 segundos, ao longo da programação.

Eleitores

Aqueles que não votaram no 1º turno poderá votar no 2º normalmente. Porém, quem precisa de transferência temporária de local para votar e não realizou essa solicitação, não poderá mais fazer. O prazo para solicitar o voto em trânsito, tanto no 1º quanto no 2º turno, terminou no dia 18 de agosto.

Os eleitores que não puderem comparecer às urnas no segundo turno, pode justificar a ausência pelo aplicativo e-Título. O valor é R$ 3,51. Além disso, poderá ser enviada a justificativa pelo Sistema Justifica ou por meio do envio do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) – pós-eleição à zona eleitoral competente. O prazo é de 60 dias.

Dia de votação

As regras das eleições seguem mantidas para o dia 30 de outubro. O eleitor não poderá entrar na cabine de votação com celular nem portar armas a 100 metros dos locais de votação. O horário de votação segue unificado, de 8h às 17h, seguindo o horário oficial de Brasília.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Vitória da Conquista tem 'Feira Saúde Mais Perto' com serviços gratuitos]

Serviços como emissão de segunda via do RG e de antecedentes criminais de serão oferecidos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!