• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Congresso de capoeiragem reúne mestres e capoeiristas de cinco países em Salvador

Congresso de capoeiragem reúne mestres e capoeiristas de cinco países em Salvador

Evento acontece de 13 a 16 de janeiro

Por Da Redação
Ás

Congresso de capoeiragem reúne mestres e capoeiristas de cinco países em Salvador

Foto: Divulgação/Aléxis Góis

O Congresso Internacional de Capoeiragem “Como Vai, Como Tá'' reunirá na capital baiana mais de 50 mestres e praticantes da capoeira de todo o Brasil, além de Austrália, Suíça, Espanha e Bélgica. De acordo com Mestre Tosta, o evento é realizado desde 2011 e visa “divulgar a capoeira como tecnologia social de transformação de vidas”.

Entre os dias 13 e 16 de janeiro a programação do encontro realizará, de forma gratuita, atividades culturais, esportivas e pedagógicas. As ações acontecerão na Casa da Música (Museu da Imagem e do Som de Abaeté), na Orla de Itapuã e Piatã.  Idealizador do evento e líder do Camugerê Capoeira, Mestre Tosta afirma também que “esses dias de atividade são importantes para fortalecer um intercâmbio de conhecimento muito rico”.

Programação

Como ocorre tradicionalmente, o evento será aberto, às 9h, com uma campanha de doação de sangue junto a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). No mesmo dia, às 19h, será realizado um coquetel de abertura com o lançamento comemorativo do CD de 20 anos do Centro de Ensino Camugerê Capoeira.

Na sexta, durante todo o dia, serão realizadas visitações em academias de capoeira e locais importantes para a prática cultural. À noite, às 19h, uma roda de conhecimento homenageará o Mestre Waldemar da Paixão, com histórias, músicas e roda de capoeira com a presença de discípulos como Mestre Olavo. No evento, a vestimenta obrigatória são roupas de capoeira utilizadas antigamente, estando vedado o uso de camisa com alusão a grupos e calças de helancas.

No domingo pela manhã, serão realizadas oficinas de samba de roda com Mestre Máximo, do Mangangá Capoeira, e de maculelê tradicional com Mestre Zé Dário, do Quilombo Capoeira. O evento será encerrado com o Circuito Acarajé pelas baianas da orla de Itapuã, além de banho de mar, roda de capoeira e confraternização na praia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário