Conheça a árvore indígena que pode ajudar no combate à Covid-19

Árvore é suplemento vital da empresa farmacêutica com maior financiamento do governo americano

Por Da Redação
Às

Conheça a árvore indígena que pode ajudar no combate à Covid-19

Foto: Reprodução

Em uma semana marcada pelas notícias envolvendo o desenvolvimento da vacina contra a Covid-19 "90% eficaz" da empresa Pfizer. Uma das candidatas deve seu funcionamento a uma árvore que é sagrada para os indígenas mapuches, do Chile. Escondido na casca cinza, escura e rachada de uma bela árvore milenar endêmica do Chile, está o ingrediente fundamental para a cobiçada vacina que a farmacêutica sueco-americana Novavax já começou a testar em humanos. 

É uma vacina que acaba de obter a designação para via rápida e está em fase final de teste clínico no Reino Unido. Este mês começará seus últimos testes nos Estados Unidos, México e Porto Rico. O elemento-chave para esta vacina está em uma árvore que os indígenas mapuches usam desde a antiguidade como planta medicinal para curar todo tipo de enfermidades, desde problemas estomacais e respiratórios a problemas de pele e reumatismo, e cujas propriedades curativas são conhecidas (e aproveitadas) pela indústria há décadas.

A quilaia (Quilaia saponaria, para a ciência, e küllay para um Mapuche) é conhecida como a "árvore de casca de sabão" por suas saponinas vegetais, moléculas que espumam quando entram em contato com a água e que se tornaram um reforço cobiçado para a resposta imune de várias vacinas. O ponto-chave é que as saponinas da quilaia podem ser transformadas em adjuvantes (substâncias que amplificam o efeito da vacina). Mas o processo é complexo.

As saponinas são encontradas em muitas plantas, mas até agora apenas as da quilaia se mostraram eficazes para a indústria farmacêutica, que após anos de pesquisas encontrou uma fórmula para transformá-las em adjuvantes que não são tóxicos para humanos. A quilaia concentra as saponinas em sua casca e elas geralmente são extraídas do tronco. A empresa de biotecnologia que fornece as saponinas para a Novavax, Desert King, desenvolveu um processo para extrair os agentes ativos da casca e da madeira da quilaia que, transformados em pó, vende para a Novavax para que fabrique suas vacinas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário