Conheça Laila Abboud e a verdadeira história do pãozinho mais amado da Bahia!
Aos detalhes...

Foto: Divulgação
Um dos sabores mais emblemáticos da Bahia ganha, finalmente, seu registro oficial. No dia 15 de dezembro, às 19h, no Palacete Tirachapéu, será lançado o livro “A História por trás da Criação do Pão Delícia”, pela voz de seus filhos, em homenagem a Laila Abboud, criadora do pão que atravessou gerações e se tornou símbolo de afeto e identidade na mesa baiana.
Mais do que uma coletânea de receitas, o livro é um retrato íntimo da vida de uma mulher que transformou talento e criatividade em legado. Nascida em uma família de origem libanesa, Dona Laila aprendeu ainda jovem os segredos da culinária e foi em Salvador que adaptou uma receita aprendida em curso, criando o que, anos depois, seria conhecido como o famoso Pão Delícia.
A massa, feita em casa, inicialmente para sustentar a família, logo conquistou vizinhos, estabelecimentos comerciais e, na década de 1970, chegou às gôndolas de supermercados, como o antigo Paes Mendonça, e à mesa de milhares de famílias. Apreciado por baianos, brasileiros e turistas internacionais, estima-se que dezenas de milhões de pãezinhos tenham sido produzidos a partir da receita de Dona Laila, inspirando outras empreendedoras a explorar o sabor e versatilidade de sua receita.
“O Pão Delícia sustentou nossa família por mais de dez anos. Mas, mais do que isso, ele construiu uma história que agora precisava ser contada”, afirma Paulo Abboud, um dos sete filhos. “Foram cinco anos de trabalho até termos coragem e maturidade para transformar saudade em livro”, declara.
Ao longo das páginas, o leitor poderá percorrer a memória da Salvador de outras décadas, conhecer os bastidores de uma receita que virou fenômeno e mergulhar nas memórias familiares da família libanesa Abboud. O livro também ressalta o protagonismo de Dona Laila como mulher, imigrante, mãe e empreendedora, além da preservação de receitas árabes tradicionais feitas cotidianamente em sua casa.
“Este livro é sobre colocar nossa mãe no lugar que sempre foi dela: criadora do Pão Delícia”, reforça Paulo. A publicação resgata a memória, a autoria e o legado da importante iguaria e de uma das criadoras mais importantes da gastronomia baiana.
O evento de lançamento será reservado a convidados e contará com coquetel especial com degustação da receita original do Pão Delícia, além de pratos que marcam a herança libanesa da família, como quibe, esfiha, tabule e belewa. Neste primeiro momento, a obra terá distribuição restrita a convidados e instituições de interesse, reforçando seu caráter de documento histórico e afetivo da gastronomia baiana

