Conheça os benefícios da drenagem linfática durante a gravidez

Especialista afirma que as drenagens linfáticas ajudam na produção de leite materno e, no caso de cirurgias, na cicatrização

[Conheça os benefícios da drenagem linfática durante a gravidez]

FOTO: Reprodução / Arquivo Pessoal

A drenagem linfática é uma junção de manobras rítmicas manuais, com o objetivo de reduzir edemas, ativar a circulação sanguínea e potencializar uma rede complexa de vasos que movem os fluídos do corpo, reduzindo a tão temida celulite.

Diante disso, podemos imaginar como é bom e recomendável para alguém que está vivenciando as alterações fisiológicas da gestação, preparando seu corpo para gerar uma nova vida. Além de tudo isso, as drenagens ajudam na produção de leite materno e, no caso de cirurgias, na cicatrização.

Para a fisioterapeuta e massoterapeuta habilitada no método Renata França, Juliana Grimaldi, a drenagem linfática, além do momento de gestação, é recomendada também no pós-parto. 

“Vai ajudar a liberar as toxinas produzidas pelo organismo, diminuir a retenção de líquido comum nesse momento, por conta das alterações hormonais mais severas e, principalmente, as puérperas vão concordar comigo: o relaxamento que uma boa drenagem linfática manual pode proporcionar. Qual mamãe não precisa de um momento de relaxamento?”, disse.

Quem pode atestar os benefícios é a contadora, Lize Gonzaga, que iniciou as drenagens linfáticas no último trimestre da gestação.

“As drenagens me faziam sentir mais leve. Os inchaços da gestação eram perceptíveis, mas eu não os sentia tanto, pois vinha de forma sutil e lenta. Só percebia o quanto estava inchada após a sessão, pois o bem estar era imediato”, informou.

Juliana Grimaldi informa que a drenagem para gestantes pode iniciar desde o primeiro dia que a mamãe descobre que estar grávida, não há contra indicação. 

“Mas, normalmente iniciamos a partir da 12ª semana até o dia de parir. Não realizando nenhuma manobra no abdômen, mesmo nas primeiras semanas. Eu não toco na barriga das gestantes. Só dreno membros e costas”, frisou.

Pós parto

A dançarina Juliana Paiva, ex-coreógrafa da cantora Ivete Sangalo, afirma que a drenagem linfática foi fundamental para o retorno da forma física após a gravidez. 

"Eu tenho um outro corpo pós drenagem. Começamos só com drenagens e eu me sentia maravilhosamente bem. Depois que começamos a associar com a modeladora também... aí pronto! COMBO DE OURO! Amando meu corpo após as drenagens”, disse.

De acordo com a massoterapeuta, no caso de pós-parto, a drenagem linfática pode ser iniciada no 3º dia. 

“Nesse caso, a gente muda a técnica do abdome se o parto for cesáreo ou normal, por conta da cicatrização”, pontuou Juliana Grimaldi.

Pandemia da Covid-19

Juliana Grimaldi avalia que com a pandemia da Covid-19 as drenagens se tornaram ainda mais necessárias.

“Mulheres que tinham uma rotina movimentada, de trabalho, prática de atividade física, se viram numa situação atípica, precisando ficar em casa. Esse foi o momento em que precisamos trabalhar mais, para ajudar no desinchaço provocado por, além das alterações fisiológicas normais, o fato de ter reduzido as atividades diárias dessas gestantes”, explicou.

“Isso sem contar o estresse gerado pelo medo e angústia de não saber como se comportar diante da necessidade de se isolar e, ao mesmo tempo, precisar sair de casa para manter os cuidados e realizar pré-natais”, acrescentou.

Dicas

Os benefícios da drenagem linfática na gravidez incluem:

Diminuição do inchaço nas pernas e pés;
Melhora da circulação sanguínea;
Diminuição do risco de desenvolver varizes;
Melhora da nutrição das células e dos tecidos;
Promove um bom relaxamento.

Juliana Grimaldi é fisioterapeuta, formada pela Universidade Católica do Salvador (2014). Desde 2019, se tornou Pupila Renata França, habilitada para aplicar o método Drenagem Linfática, Miracle Face e Massagem Modeladora.
Juliana Paiva é sócia do estúdio de dança Live2dance.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!