Conheça os benefícios da equoterapia

Tratamento trabalha em prol da reabilitação física e mental dos pacientes

[Conheça os benefícios da equoterapia ]

FOTO: Reprodução

Quem convive com animais já sabe: estar com eles pode trazer diversos benefícios à saúde. A convivência pode ajudar na redução da ansiedade e do estresse, da letargia e até mesmo dos sintomas da depressão, e é tão positiva que alguns tipos de terapias utilizam animais em seus tratamentos.

Você já ouviu falar na equoterapia? É um importante método de tratamento para pessoas com deficiência por meio do uso de cavalos. Utilizando o animal em diversas abordagens interdisciplinares, o tratamento trabalha em prol da reabilitação física e mental dos pacientes.

Em geral, o público da equoterapia são pessoas com alguma disfunção mental, sensitiva ou motora, que apresentam problemas de movimento, na postura ou até mesmo em seu comportamento visceral.

O contato com o cavalo oferece melhoras também àqueles com algum tipo de distúrbio neurológico, sendo recomendado a portadores da síndrome de Down, esclerose múltipla e autismo. Auxilia ainda no tratamento de crianças com hiperatividade ou muito agitadas, assim como daquelas com dificuldade de concentração.

Tratamento

O tratamento de equoterapia se dá sobre o cavalo em movimento, precedida por algumas sessões de reconhecimento do animal. Montado no cavalo, o praticante — termo que designa a pessoa em atividade equoterápica — começa a sofrer em seus músculos os mesmos estímulos que usaria para andar.

Isso acontece porque, quando o animal realiza movimentos, esses são transmitidos para a pessoa montada, gerando um mecanismo de resposta. E, apesar de serem feitos rapidamente, o cérebro humano ainda consegue captá-los e processá-los.

Da mesma forma, é preciso que o praticante mantenha o equilíbrio sobre a cela, forçando uma postura mais correta — o que corrige certos problemas de coluna.

Benefícios

Utilizada como um importante recurso terapêutico, a equoterapia pode proporcionar diversos benefícios posturais graças às ações do trote do cavalo no organismo do paciente.

Assim como outras formas de fisioterapia, a equoterapia também busca a reabilitação do praticante por meio de exercícios físicos. Nesse caso, o cavalo aparece como um facilitador da atividade, mas a prática ainda exige esforço físico e um grande trabalho muscular. 

Como resultado, o praticante observa uma melhora em sua coordenação e equilíbrio, desenvolve a noção de lateralidade e desenvolve maior percepção sobre o próprio corpo.  

A equoterapia trabalha aspectos sociais e emotivos, atingindo excelentes resultados em pacientes com condições como o autismo, por exemplo. Isso porque, em contato com o animal, o praticante pode superar alguns medos, com melhoras significativas na área emocional e na interação social.

De forma geral, bastam poucas sessões para se obter resultados. E como acontece fora de um consultório tradicional, permitindo contato com o ambiente externo e com o animal, o tratamento pode ser visto como uma atividade lúdica.

Assim, melhora também o ânimo e a sensação geral de bem-estar — tanto do paciente quanto de seus acompanhantes.

Projeto aprovado

Salvador pode vir a ter um Centro de Equoterapia Municipal. O projeto para a criação foi aprovado pela Câmara Municipal. A proposição é de autoria do vereador e médico Dr. José Antonio (PTB).

Segundo o autor, a equoterapia é um método importante e eficaz. “A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima. Quem realiza o método obtém ganhos no nível físico, psíquico e sensorial-motor dos pacientes destinatários desse tratamento, em especial, os autistas e os portadores de síndrome de down”, disse o parlamentar. 
 


Comentários